Botafogo x Sousa - Último capítulo define campeão do Paraibano


Na última temporada, Dino levou a melhor sobre o Belo e agora as equipes se reencontram em mais uma decisão de Estadual
Botafogo, maior vencedor, busca voltar a faturar Estadual depois de seis anos, enquanto Dinossauro mira bi inédito

João Pessoa, PB, 29 (AFI) – O Botafogo reedita última decisão do Campeonato Paraibano 2025, diante do Sousa, para definir o campeão nesta temporada. Último capítulo do Estadual será disputado na tarde deste domingo (30), no Almeidão, às 16h; final é a mesma da última edição.
No primeiro confronto entre as equipes, realizado no último domingo (23), o Dinossauro levou a melhor pelo placar mínimo frente a seus torcedores, jogando agora por um empate simples. O Belo, por outro lado, terá de sair vencedor por dois ou mais gols de diferença para garantir o título; caso a vantagem se repita, a decisão acontecerá após disputa por pênaltis.
BELO MANTIDO
O Botafogo chega para o duelo com o que tem de melhor à disposição, pois as únicas ausências são as mesmas de antes. O goleiro Edilson e o zagueiro Lucas Balardin, ainda se recuperando de lesões, permanecem vetados pelo departamento médico botafoguense e desta maneira continuam de fora.
Ainda que tenha sido derrotado no primeiro embate, o Botafogo deve repetir a escalação, mas uma mudança — realizada em jogos recentes — pode acontecer. Na lateral esquerda, o jovem Evandro disputa pela titularidade com o experiente Sidcley, porém a confirmação de quem entra será apenas pouco antes da bola rolar.

Apesar da desvantagem, o técnico João Burse destaca que o Botafogo está vivo para buscar o título. O gramado, conforme o comandante, é um fator fundamental para reverter o panorama contra os jurássicos: “Estamos vivos, temos mais 90 minutos e ao lado do nosso torcedor. O vestiário continua animado e continua muito confiante para buscar o título em casa. Será um jogo diferente, principalmente pelo campo. Em casa vamos colocar a bola no chão e vamos jogar, que é o que a gente fez a temporada inteira”, afirmou Burse.
DINO MODIFICADO
Sem nenhum problema por suspensão, o Sousa chega para encarar o Botafogo com somente uma ausência: o meio-campista Diego Viana, que teve lesão no menisco e volta a ficar apto para a Série D. Em contrapartida, o Dinossauro deve vir modificado em relação à primeira partida, pois projeta uma postura mais cautelosa.
Desta maneira, o Dino pode sair do 4-3-3 já habitual quando atua como mandante para ir ao 4-4-2, deixando assim o meio-campo mais robusto. Wellisson, titular na ida como ponta direita, é quem perde a vaga entre os 11 iniciais, com Pedro Lima — autor do gol da vitória — ganhando um espaço na titularidade junto a Hebert Cristian, Felipe Jacaré e Luan Rodrigues.
Valorizando o resultado positivo conquistado para sair à frente, Paulo Foiani pontuou o bom desempenho apresentado por seus jogadores. O comandante, inclusive, pede cautela para fazer valer a a vantagem: “Estávamos jogando dentro de casa e era importante sairmos daqui com uma vitória. Isso aconteceu graças à boa postura do nosso time dentro de campo, mas ainda não ganhamos nada. É manter os pés no chão”, declarou Foiani.
FICHA TÉCNICA


-
Fase:
- Final
-
Rodada:
- 2ª
-
Data:
- 30/03/2025
-
Horário:
- 16:00
-
Árbitro:
- Flávio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
-
Assistentes:
- Márcia Bezerra (RO) e Luiz Cláudio Regazone (RJ)
-
VAR:
- Diogo Pombo Lopez (Fifa-BA)
-
Estádio:
- Almeidão
-
Local:
- João Pessoa (PB)