Botafogo 1 x 1 Sousa - Dino é bicampeão do Paraibano


Pela primeira vez em toda história, time jurássico vence por dois anos consecutivos, ambos em partidas contra o Belo
Sousa arranca empate do Belo dentro do Almeidão e conquista seu segundo título consecutivo do Estadual

João Pessoa, PB, 30 (AFI) – O Sousa é bicampeão no Campeonato Paraibano 2025! Neste domingo, em pleno Almeidão, o Dinossauro repetiu a dose da última temporada e assegurou o título longe de sua torcida ao empatar em 1 a 1 contra o Botafogo, ficando com 2 a 1 no agregado por ter vencido a ida por 1 a 0: gol de Elielton; Guilherme Santos descontou.
Com o primeiro bicampeonato da história, o Dino conquista ainda sua quarta taça do Estadual, enquanto o Belo segue soberano no certame, tendo vencido por 30 oportunidades. Os times voltam a campo, pelas respectivas estreias no Brasileirão, em datas ainda indefinidas: os jurássicos encaram o Santa Cruz de Natal pela Série D, no Nazarenão, já os botafoguenses recebem o Confiança, novamente no Almeidão, pela Série C.
BELO É MAIS EFETIVO
O caráter decisivo deixou a partida bastante equilibrada e pouco intensa, com Botafogo e Sousa buscando alternativas para encontrar espaços na defesa adversária. A primeira chegada foi do Belo, quando Evandro avançou bem pela esquerda e levantou para Rafinha testar pela linha de fundo sem perigo. Pouco depois, os botafoguenses conseguiram assustar: Rodrigo Alves bateu falta de longe próxima ao travessão.

A pressão persistiu e deu resultado. Em jogada que sobrou na entrada da área, Guilherme Santos emendou de primeira e deslocou Bruno Fuso; o goleiro nada pôde fazer e somente observou a bola morrer no fundo da rede. Insatisfeito com o rendimento do Dino, Paulo Foiani promoveu duas substituições: Luan Rodrigues e Wellington Nunes entraram nos lugares de Felipe Jacaré e Wellisson, respectivamente; mudanças, no entanto, não impediram a desvantagem ao intervalo.
GOL NO FIM DÁ TÍTULO
Na volta para a etapa final, o Botafogo teve Riquelmo na vaga de Rafinha, contudo quem criou a primeira grande chance foi o Sousa: Wellington Nunes recebeu bom passe de Diego Ceará e, ao levar a melhor sobre a defesa adversária, chutou forte próximo à trave.
Apesar de maior volume, o Belo não demonstrou poder criativo, o que gerou duas mudanças: Gustavo Ramos e Igor Maduro substituíram Rodrigo Alves e Thallyson, nesta ordem.
Os últimos minutos de bola rolando ficaram mais eletrizantes e emocionantes, pois um gol para cada um dos lados daria o título sem precisar da disputa por pênaltis.
Mesmo sem mostrar criatividade, o time jurássico foi letal: em contra-golpe veloz, Elielton recebeu pela entrada da área, dominou e soltou um petardo no canto esquerdo de Wallace, que se esticou todo e não conseguiu evitar.
FICHA TÉCNICA


-
Fase:
- Final
-
Rodada:
- 2ª
-
Data:
- 30/03/2025
-
Horário:
- 16:00
-
Árbitro:
- Flávio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
-
Assistentes:
- Márcia Bezerra (RO) e Luiz Cláudio Regazone (RJ)
-
VAR:
- Diogo Pombo Lopez (Fifa-BA)
-
Cartões Amarelos:
- Botafogo: Riquelmo, Guilherme Santos, Lucas Lopes e João Burse
- Sousa: Felipe Jacaré, Hebert, Patrik e Bruno Fuso
-
Cartões Vermelhos:
- Botafogo: Henrique Dourado
-
GOLS:
- Botafogo: Guilherme Santos
- Sousa: Elielton
-
Público:
- 18.238
-
Renda:
- R$ 612.960,00
-
Estádio:
- Almeidão
-
Local:
- João Pessoa (PB)