Botafogo x Palmeiras - Verdão pode "incendiar" o campeonato
Glorioso terá casa cheia no Nilton Santos e tenta vencer o confronto direto para "colocar uma mão na taça"
Botafogo e Palmeiras entram em campo às 21h30 desta quarta-feira (1), no Rio de Janeiro, pela 31ª rodada do Brasileiro
São Paulo, SP, 31 (AFI) – O Botafogo recebe o Palmeiras em jogo de líder contra vice, marcando um confronto direto na briga pela taça do Campeonato Brasileiro de 2023 às 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (1), no Estádio Nilton Santos, pela 31ª rodada. Este será o terceiro jogo em casa seguido do primeiro colocado, após uma derrota e um empate.
Por outro lado, embalado e disposto a seguir na perseguição até o final, o Verdão enfileirou três vitórias sem sofrer gol. Uma delas terminou em goleada, no clássico contra o São Paulo, por 5 a 0. A distância que já foi de 12 pontos hoje é de apenas seis, embora os cariocas tenham um jogo a menos. Mesmo que a vantagem ainda seja boa, uma vitória paulista pode “incendiar” o campeonato.
BOTAFOGO
O Botafogo vem de duas rodadas sem ganhar, incluindo uma derrota em casa para o Cuiabá, mas ainda sim é o líder com 59 pontos somados. Sabendo da importância do próximo jogo, diante da principal ameaça ao título, a torcida esgotou os ingressos e vai lotar o Nilton Santos.
De acordo com levantamento da ESPN, mesmo perdendo, o time teve o maior número de finalizações em uma única partida na última rodada. Foram 32 tentativas contra a meta de Walter, sendo apenas nove no alvo, mas nenhuma foi capaz de “balançar o barbante”.
Enquanto isso, o Dourado foi lá e fez a sua parte, abrindo o placar com Isidro Pitta. O gol ainda foi questionado pelos botafoguenses por um suposto toque no braço do paraguaio, não marcado pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio.
O elenco alvinegro se reapresentou na manhã seguinte à derrota, no Espaço Lonier, para iniciar a preparação para o duelo contra o Palmeiras. Lúcio Flávio, comandante interino desde a saída de Bruno Lage, poderá novamente contar com o atacante Victor Sá, que retorna de suspensão. Ele deve tomar a vaga de Luiz Henrique no lado esquerdo do ataque.
Enquanto o centroavante Diego Costa é provável desfalque por uma entorse no tornozelo, o Glorioso pode ganhar um reforço no meio-campo. Já recuperado de lesão, Lucas Fernandes treinou normalmente junto ao grupo de jogadores e vive a expectativa de voltar a ser relacionado.
PALMEIRAS
A reapresentação do elenco palmeirense foi na Academia de Futebol e contou com o retorno do colombiano Atuesta. Recuperado de uma cirurgia no joelho, o volante treinou normalmente e pode ficar à disposição do técnico Abel Ferreira para a partida que poderá definir o futuro do campeonato. Zé Rafael, que cumpriu suspensão na vitória sobre o Bahia por 1 a 0, também participou das atividades e deve retornar ao time.
Os jogadores que atuaram por 45 minutos ou mais contra o Bahia fizeram atividades de recuperação no centro de excelência, como botas pneumáticas, piscina de água quente e massagem, entre outras estações. No campo, o elenco realizou um trabalho de transições e enfrentamentos. Na sequência, houve atividades em dimensões reduzidas com poucos toques na bola por atleta. O atacante Dudu cumpriu seu cronograma com o Núcleo de Saúde e Performance.
O meia Luiz Guilherme, que vem ganhando mais espaço com Abel, agradeceu a oportunidade no time principal e optou por ser cauteloso ao falar do próximo compromisso do Palmeiras no Brasileirão. Na visão da jovem promessa, o time alviverde tem que pensar jogo a jogo.
“Fico muito feliz pela sequência que estou tendo, quase 30 jogos pela equipe profissional, com essa camisa gigante. Agradeço à comissão por confiar em mim, aos jogadores também por me darem apoio desde quando eu subi. Espero poder ajudar cada vez mais, a começar pelo duelo com o Botafogo. É um jogo muito difícil, contra o líder do campeonato, mas vamos levando jogo a jogo. Tentar manter essa sequência boa em que estamos para sair com a vitória”, disse o meia.
O Palmeiras volta aos treinos nesta terça (31), às 10h, e embarca para o Rio de Janeiro após o almoço. No primeiro turno, no Allianz Parque, o Botafogo venceu por 1 a 0.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Única
- Rodada:
- 31ª
- Data:
- 01/10/2023
- Horário:
- 21:30
- Árbitro:
- Braulio da Silva Machado (SC)
- Assistentes:
- Bruno Raphael Pires (GO) Rafael da Silva Alves (RS)
- VAR:
- Rafael Traci (SC)
- Estádio:
- Nilton Santos
- Local:
- Rio de Janeiro (RJ)