Botafogo é o 4º brasileiro eliminado antes da final do Mundial desde 2012

Há 12 anos atrás, o Corinthians bateu o Chelsea, da Inglaterra, e foi o último clube brasileiro a conquistar um Mundial de Clubes

Dos últimos oito brasileiros, desde o título do Timão, o Botafogo se tornou o quarto a ser eliminado antes da grande final, diante de um europeu

Botafogo
Fogão foi derrubado na segunda fase (Foto: Vitor Silva / Botafogo)

Rio de Janeiro, RJ, 11 (AFI) – Em Doha, no Catar, o Botafogo encerrou a temporada de 2024 sendo eliminado pelo Pachuca, do México, por 3 a 0, na segunda fase da Copa Intercontinental da Fifa, no Estádio 974.

Mais uma vez um clube brasileiro saiu em busca de um título de dimensão mundial, mas voltou para casa antes mesmo de disputar a grande final. O Fogão foi o quarto clube a vivenciar uma eliminação precoce entre os últimos oito brasileiros, considerando todos os que disputaram o torneio desde 2012, quando o Corinthians venceu o Chelsea e se tornou o último clube do país a conquistar um título mundial.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora

Botafogo
Brasileiros entraram com escalação mista (Foto: Vitor Silva / Botafogo)

BRASILEIROS NO MUNDIAL

Em 2013, um ano após o título do Timão, o Atlético-MG tentou repetir o feito. Campeão da Libertadores, o time de Ronaldinho Gaúcho, Victor, Jô e companhia foi barrado na semifinal pelo Raja Casablanca, de Marrocos, por 3 a 1.

Após um hiato de sete anos, o Palmeiras de Abel Ferreira voltou a repetir a eliminação precoce de um brasileiro no torneio. Desta vez, o rival foi o Tigres, do México, que venceu por 1 a 0 em gol de pênalti do francês Gignac.

O Flamengo de 2022 também tropeçou. Campeão da Copa do Brasil e da Libertadores com Dorival Júnior, a diretoria optou por destituir o treinador na busca pelo português Vitor Pereira, ex-Corinthians. Em fevereiro do ano seguinte, os cariocas foram eliminados pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, por 3 a 2, em uma temporada que terminaria com quatro vice-campeonatos e nenhum título.

Flamengo Intercontinental
Flamengo caiu na semifinal em 2022 (Foto: Reprodução)

QUATRO FINALISTAS

Por outro lado, quatro campanhas pós-Corinthians fizeram o dever de casa e chegaram até a disputa do título mundial, ainda que nenhum deles tenha sido campeão.

Em 2017, o Grêmio do técnico Renato Portaluppi e do meia Luan, o Rei da América na temporada, venceu o mesmo Pachuca, do México – que neste ano eliminou o Botafogo -, por 1 a 0, na prorrogação. Em seguida, acabou derrotado pelo Real Madrid, pelo mesmo placar, após gol decisivo de Cristiano Ronaldo.

Dois anos depois foi a vez do Flamengo, com o Mister Jorge Jesus, que mais tarde deixou o clube após 58 partidas, com cinco títulos e apenas quatro derrotas. Três anos antes de cair para o time saudita, o Rubro Negro havia eliminado os rivais na semifinal, por 3 a 1. Na decisão, viu o Liverpool levantar o título também ao vencer por 1 a 0, com gol de Roberto Firmino.

Palmeiras
Palmeiras ficou no quase no Mundial de 2021

Em 2021, o Palmeiras foi consciente ao conseguir evitar a eliminação precoce, vencendo o Al-Ahly, do Egito, por 2 a 0. Diante do Chelsea, campeão inédito da Liga dos Campeões, o Verdão não sustentou o empate na prorrogação e ficou sem o título após gol de Kai Havertz, de pênalti. Lukaku havia aberto o placar, enquanto Raphael Veiga empatou a parcial, também da marca da cal.

Por fim, o último brasileiro na decisão do Mundial de Clubes foi o Fluminense. No inovador e surpreendente estilo de jogo de Fernando Diniz, o Tricolor das Laranjeiras chegou embalado após a conquista inédita da Libertadores e também superou o Al-Ahly, do Egito, por 2 a 0. No entanto, o Manchester City, outro campeão inédito da Europa, goleou por 4 a 0, em gols de Nino, contra, Julián Álvarez, duas vezes, e Phil Foden, fechando a conta.

BOTAFOGO ELIMINADO DO INTERCONTINENTAL

Após a derrota, o Botafogo se junta a Auckland City, da Austrália, e Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, entre os eliminados.

No sábado, às 14h, Al-Ahly, do Egito, e Pachuca, do México, disputam a Copa Challenger, no Estádio 974, em Doha, no Catar. O vencedor encara o Real Madrid na grande decisão da Copa Intercontinental.

Confira também: