TOQUE DE BOLA

SÉRGIO CARVALHO

Botafogo e Atlético-MG vão carimbar as suas vagas na final

Os dois brasileiros semifinalistas, Atlético-MG e Botafogo, têm todas condições de ir à decisão da Copa Libertadores da América.

O jogo de volta do Atlético será disputado nesta terça-feira, às 21h30, contra o River Plate, da Argentina, em Buenos Aires, no estádio da final

Libertadores - 2024
Botafogo atropelou Peñarol e vai à final da Libertadores. Foto: Victor Silva - BFR

Por SÉRGIO CARVALHO


Campinas, SP, 29 (AFI) – Este meio de semana será decisivo para que Atlético Mineiro e Botafogo carioca definam de uma ver por todas suas vagas na grande final da Copa Libertadores da América, que será disputada no dia 30 de novembro, no estádio Monumental de Nunez, em Buenos Aires.

Para atingir seus objetivos, os dois grandes clubes brasileiros podem até perder seus jogos que, ainda assim, terão a chance de garantir vaga nesta grande final. O jogo de volta do Atlético será disputado nesta terça-feira, dia 29 de novembro, às 21h30, contra o River Plate, da Argentina, em Buenos Aires.

GALO COM BOA VANTAGEM
No jogo de ida, o Galo Mineiro surpreendeu o gigante argentino, em BH, com o placar de 3 a 0, o que não era previsto nem mesmo pela fanática torcida atleticana. Mas como aconteceu, o caminho do Galo Mineiro rumo a final depende de uma boa atuação defensiva neste segundo jogo, para impedir que o River reverta a vantagem de 3 gols que ele conseguiu no jogo de ida.

Na verdade, até com uma derrota, o Atlético pode se classificar. Desde que seja pela diferença de dois gols. Mas se o River fizer 3 a 0, a decisão irá para os pênaltis. Lógico que, com vitória ou empate, o Galo também garante sua classificação.

Libertadores - 2024
Deyverson leva alegria e entrega gols no Atlético-MG. Foto: CAM

FOGÃO BEM FOLGADO
No caso do Botafogo, que venceu a partida de ida por 5 a 0, no Rio de Janeiro, a chance de classificação é ainda maior. O Penarol não tem nenhuma chance de reverter a vantagem do clube carioca, mesmo porque, além de ser uma contagem muito alta para ser revertida, o clube uruguaio não tem potencial técnico para alcançá-la.

Como vocês percebem, Atlético e Botafogo estão praticamente na final da Libertadores. Basta jogarem com o devido cuidado e sem se expor muito, que as vagas serão deles. Eu aposto nisso.

PALMEIRAS NEGOU FOGO 

Eu fui um dos que acreditou que o Palmeiras venceria o Fortaleza em casa e que o Botafogo não conseguiria vencer o Red Bull Bragantino em Bragança nos jogos pela trigésima primeira rodada do Brasileirão da Série A. Mas aconteceu. O Verdão negou fogo em casa, enquanto o clube carioca venceu o Red Bull Bragantino, em Bragança, pela contagem mínima.

Como consequência, o Botafogo firmou-se novamente como líder isolado do campeonato, enquanto o Palmeiras praticamente não saiu do lugar. Diante deste quadro,  voltei a acreditar no Botafogo como o mais provável campeão brasileiro da atual temporada.

OUTRA RODADA QUENTE
A próxima rodada, a 32ª, será disputada a partir do próximo sábado, dia 2 de novembro. Neste dia, serão disputados quatro jogos. Às 16 horas, o Bragantino recebe o Cuiabá, como franco favorito. Às 8h30, dois jogos: Athletico PR x Vitória (jogo bem equilibrado e sem um favorito destacado) e Juventude x Fortaleza.

O time da casa perdeu seu técnico e não sei como seus jogadores vão reagir. Já o Fortaleza continua a ser um time forte dentro ou fora de casa. Por isso dou  a ele o favoritismo do jogo.

CLÁSSICO PAULISTA
Às 21 horas, o Fluminense que está ameaçado pelo rebaixamento recebe o Grêmio. O tricolor gaúcho tem chance de beliscar um ou três pontos. Na segunda-feira, dia 4, às 20 horas, um super clássico entre Corinthians e Palmeiras. O Verdão tem mais time e, mesmo fora de casa, me parece mais perto da vitória. Dia 5, terça-feira, às 21h30, o Bahia recebe o São Paulo. Jogo muito equilibrado. Qualquer resultado será válido.

No Rio, o Botafogo encara o Vasco. Um clássico nacional. Mas como o jogo será no Nilton Santos, acredito em vitória botafoguense. No dia 6, quarta, às 21 horas, o Cruzeiro recebe o Flamengo. Com Diniz no comando, o clube mineiro não ganhou nenhum jogo até agora. Acho que vai perder outro. Em Goiânia, o Atlético local pega o Atlético-MG. Favoritismo total do Galo Mineiro.

Confira também: