TOQUE DE BOLA

SÉRGIO CARVALHO

Botafogo deve ser campeão e Athletico rebaixado à Série B

Não tenho nenhuma dúvida de que o título ficará com o Botafogo, que só precisa de um empate contra o mistão do São Paulo.

A quarta vaga de queda à Série B vai ficar com Red Bull Bragantino, Athletico Paranaense, Fluminense ou Atlético Mineiro.

Brasileirão - 2024
Botafogo está unido e focado. Foto: Vitor Silva - BFR

Por SÉRGIO CARVALHO


Campinas, SP, 6 (AFI) – O Campeonato Brasileiro da Série A termina na tarde deste domingo, dia 8 de dezembro. No final da 38.ª rodada vamos saber quem será o campeão da temporada (se Botafogo ou Palmeiras) e quem será o quarto clube que vai cair, já que Criciúma, Atlético Goianiense e Cuiabá já estão rebaixados.

A quarta vaga vai ficar com Red Bull Bragantino, Athletico Paranaense, Fluminense ou Atlético Mineiro. O time de Bragança Paulista, que até o meio de semana era o mais ameaçado, ao vencer o Athletico-PR em Curitiba, ficou numa situação bem mais confortável para escapar da degola.

Basta que, na rodada deste domingo, vença o Criciúma (que já está rebaixado), em Bragança Paulista. Os outros ameaçados vão depender da sua produção na tarde deste domingo.

BOTAFOGO É FAVORITO
No que se refere ao título, não tenho nenhuma dúvida de que ele ficará com o Botafogo carioca, que só precisa de um empate contra o mistão do São Paulo, no estádio Nilton Santos. O Palmeiras precisará além de vencer o Fluminense, na Allianz Arena, esperar que o Botafogo perca para o time reserva do São Paulo, no que, sinceramente, eu não acredito. 

Em São Paulo, Allianz Arena, o Palmeiras tem tudo para terminar com vitória sua participação no Brasileirão 2024. Mas não acredito que conseguirá conquistar o título pelos motivos que já destaquei acima (o São Paulo entrará em campo com seu mistão e me parece não ter nenhuma chance nem de surpreender o Botafogo.

Presidente da CBF celebra renovação de contrato com a Nike até 2038 CBF Loading official content
Presidente da CBF celebra renovação de contrato com a Nike até 2038
Ednaldo Rodrigues comentou as novidades do patrocínio da empresa à CBF, que começou em 1996 e vai completar quatro décadas.
0 seconds of 1 minute, 38 secondsVolume 0%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
01:38
01:38
 
Continue assistindo
Assista ao próximo vídeo Bastidores: Seleção feminina vence os EUA pela primeira vez desde 2014 CBF realiza sorteio da terceira fase da Copa do Brasil; veja duelos Rodrigo Caetano e Juan vão observar jogos do Brasileirão e Conmebol Arthur Elias convoca Seleção Feminina para amistosos contra os EUA Seleção Brasileira chega à Argentina; bastidores Seleção Brasileira faz último treino antes de encarar a Argentina Dorival sobre prêmio individuais de Vini Jr: 'Está em um caminho maravilhoso' Dorival confirma mudanças contra a Argentina: 'Teremos uma equipe preparada' Marquinhos elogia qualidade e liderança de Raphinha: 'É um fenômeno' Matheus Cunha não vê Argentina favorita: 'Nível tão alto quanto' Brasil aquece os motores para enfrentar a Argentina em Buenos Aires Bento projeta chance de ser titular contra a Argentina: 'Você pensa nisso quando é criança' Arana comenta busca por entrosamento com Vini pelo lado esquerdo da Seleção Quarteto convocado para jogo com a Argentina se apresenta em Brasília Alex Sandro valoriza retorno à Seleção: 'Momento mágico' Dorival evita empolgação após bater a Colômbia: 'Não existe alívio' Alisson recebe homenagem com camisa centenária: 'Sempre uma honra' Alisson elogia Colômbia, mas confia em 'grande atuação' do Brasil Seleção Brasileira está pronta para enfrentar a Colômbia em Brasília Veja mais vídeos sobre CBF no OneFootball

JOGOS NO MESMO HORÁRIO
A rodada terá dez jogos, todos com início às 16 horas deste domingo. O Cuiabá, que já caiu, joga em casa contra o Vasco da Gama, que joga só para cumprir tabela. Acho que o time carioca vai sofrer um pouco, mas deve ficar com os três pontos. O cruzmaltino já garantiu vaga na Copa Sul-Americana.

Em Fortaleza, o Fortaleza recebe o Internacional, de Porto Alegre, que fez brilhante campanha no segundo turno do Brasileiro. Jogo sem um favorito destacado. Mas vale a quarta posição. O Fortaleza está invicto em casa com cinco emaptes e 13 vitórias.

No Maracanã, o Flamengo encara o Vitória. Mengão é favorito disparado. Em Salvador, o Bahia precisa vencer para ter uma vaga na pré- Libertadores. Seu adversário será o Athlético Goianiense, que já está rebaixado. O Tricolor de Rogério Ceni é favoritaço.

BRIGA PRA NÃO CAIR
Em Bragança Paulista, o Red Bull Bragantino encara o Criciúma. Motivado pela vitória fora de casa na última rodada, aposto que o Red Bull vai vencer de novo e escapar definitivamente da ameaça de rebaixamento.

Em Belo Horizonte, o Atlético pega o Athletico do Paraná. Ambos estão ameaçados pelo rebaixamento. Jogo nervoso, equilibrado e sem um favorito destacado.

DOIS JOGOS NO SUL
Em Porto Alegre, o Grêmio enfrenta o Corinthians, que está em fase auspiciosa. Mesmo fora, o Timão é o grande favorito deste jogo.

Em Caxias, o Juventude, que cumpre tabela, recebe o Cruzeiro, de Fernando Diniz. O time mineiro tem jogado muito mal sob o comando de Diniz. Por isso, aposto numa vitória do Juventude. Antes da rodada, a classificação da Série A está assim.

CLASSIFICAÇÃO COMPLETA


OS MELHORES
Clubes com maior número de vitórias – Botafogo e Palmeiras, 22.
Clubes que mais empataram – Atlético Mineiro e Red Bull, 14.
Clube que mais perdeu – Atlético Goianiense, 21.
Melhor ataque – Palmeiras – 60 gols.
Defesa menos vazada – Botafogo, 28 gols.
Maiores artilheiros – Yuri Alberto, do Corinthians, 14 gols. Alerrandro, do Vitória, e Estevão, do Palmeiras, 13 gols cada um. 


APRESENTAÇÃO DOS JOGOS DA 38.ª RODADA DO BRASILEIRÃO:

PÓS-JOGO
unnamed file 59
Atlético-MG
1 0
unnamed file 97
Athletico
PÓS-JOGO
unnamed file 79
Juventude
0 1
unnamed file 74
Cruzeiro
PÓS-JOGO
fortaleza
Fortaleza
3 0
unnamed file 69
Internacional
PÓS-JOGO
unnamed file 27
Red Bull Bragantino
5 1
unnamed file 116
Criciúma
PÓS-JOGO
unnamed file
Palmeiras
0 1
unnamed file 99
Fluminense
PÓS-JOGO
unnamed file 70
Botafogo
2 1
unnamed file 1
São Paulo
PÓS-JOGO
unnamed file 452
Bahia
2 0
unnamed file 114
Atlético-GO
PÓS-JOGO
unnamed file 90
Grêmio
0 3
unnamed file 36
Corinthians