Botafogo amplia camarotes, mira R$ 20 milhões de bilheteria e lucra com shows

Fogão busca usar estádio para eventos além do carro-chefe do clube, visando atingir os mais diversos públicos com grandes parcerias

Botafogo busca ir além do futebol para ter maior volume financeiro, tentando ampliar arrecadação fazendo Nilton Santos ser multiuso

Torcida Botafogo Nilton Santos
Torcida botafoguense tem lotado bastante o estádio Nilton Santos (Foto: Vitor Silva - Botafogo)

Rio de Janeiro, RJ, 02 (AE) – O Botafogo-RJ mede forças com o Flamengo no Nilton Santos neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro, e já tinha ingressos esgotados para o clássico nesta sexta-feira (01). O palco, que está sendo muito importante para a campanha histórica do líder da competição, também voltou a receber grandes artistas neste ano.

GRANDES SHOWS

Em março, mais de 70 mil pessoas lotaram o estádio do Botafogo para o show da banda britânica Coldplay. O Niltão ainda terá shows de Red Hot Chili Peppers, RBD e Taylor Swift até o fim do ano e todos com casa cheia. Ao mesmo tempo, novos espaços de entretenimento serão disponibilizados para o público; já no próximo jogo, mais dois camarotes serão inaugurados.

Em uma parceria entre Botafogo e Soccer Hospitality, empresa prestigiada no setor de empreendimentos premium, o camarote Firezone será pré-inaugurado no duelo deste final de semana e estará disponível para comercialização a partir do embate entre Fogão e Goiás, no início de outubro. Mais de R$ 2 milhões foram investidos pela gestora em um espaço que comportará cerca de mil pessoas.

Outro camarote que será inaugurado para convidados neste sábado, agora com atenção voltada para os torcedores mirins, é o Star Arena Kids. O projeto realizado pela Companhia do Tomate, empresa que já realiza ações parecidas na Neo Química Arena e no Allianz Parque, poderá receber festas de aniversários e eventos infantis durante os duelos do Botafogo. Nesse caso, cerca de R$ 1 milhão foi investido e a capacidade será de 200 pessoas. O acesso ao local também só vai começar a ser comercializado na partida contra o Esmeraldino.

Torcida Botafogo Nilton Santos
Torcida botafoguense tem lotado bastante o estádio Nilton Santos (Foto: Vitor Silva – Botafogo)

BOA MÉDIA DE PÚBLICO

Os bons resultados também são visíveis nas arquibancadas. O Botafogo tem sua melhor média de público dos últimos 12 anos. Em 11 jogos no estádio durante a competição, o clube conta com uma média de 29 mil torcedores e já arrecadou mais de R$ 14 milhões em bilheteria. O objetivo é conseguir mais de R$ 20 milhões até o fim do Campeonato Brasileiro.

Visando receber grandes eventos, o gramado do estádio foi reformado e passou a ser sintético após as mudanças no início do ano. A proposta era continuar com a mesma qualidade para receber jogos de futebol, mas também ser versátil a ponto de poder receber outros eventos, e parece ter dado certo. O gramado sintético do estádio foi elogiado por jogadores rivais e até por Ronaldo Fenômeno, dono da SAF do Cruzeiro.

No caso do Engenhão, foram colhidas recomendações da Fifa sobre a implementação do gramado. A empresa responsável escolhida foi a Total Grass e o piso foi inspirado no modelo do estádio do Atlanta Falcons, da NFL.

Sobre o uso de grama sintética, Sergio Schildt, presidente da Recoma, empresa especializada em infraestrutura esportiva, explica que ela tem um melhor custo-benefício a longo prazo e que os resultados obtidos são similares aos da grama natural: “O custo de implantação e o custo de utilização não podem ser comparados entre si. O piso do Athletico, tem mais de 7 anos de uso. Se o gramado fosse natural, ele teria que ter sido trocado algumas vezes mais, se você quiser receber um jogo e no próximo dia abrir as portas para um grande, você pode, já que a estrutura permite”, afirmou.

Confira também: