Botafogo aciona Conmebol após torcedor mostrar genitália; Palmeiras leva caso à polícia

O torcedor deve ser identificado pelo clube paulista e levado à polícia

Em campo, o Fogão segurou o Palmeiras e avançou às quartas de final da Libertadores

Captura de Tela 2024 08 22 as 14.35.01
Torcedor que mostrou a genitália no Allianz Parque

São Paulo, SP, 22 (AFI) – O Botafogo deu mais detalhes sobre o caso do torcedor palmeirense que mostrou o órgão reprodutor masculino após a eliminação do time na Copa Libertadores. O clube acusou o cidadão de “importunação sexual” e indicou estar revoltado com a situação. O Fogão avançou às quartas de final do torneio após segurar o empate por 2 a 2 no Allianz Parque.

“O Botafogo tomou conhecimento de que um torcedor da equipe adversária, na partida de ontem, cometeu atos de importunação sexual contra um grupo de torcedoras alvinegras. Uma cena desprezível e que precisa ser extinta da nossa sociedade. O respeito às mulheres e o combate a todas as formas de preconceito são princípios inegociáveis para o Botafogo, que tem aproveitado o Agosto Lilás para reforçar o debate e promover ações que tornem o futebol mais inclusivo e seguro para o público feminino”, afirmou.

O clube prometeu ainda levar o caso à Conmebol. “O Clube está prestando suporte à vítima desde o ocorrido através de representantes que a acompanharam em todo o processo de denúncia no estádio e na delegacia. O episódio também será relatado à Conmebol, ciente de que tal torcedor não representa a instituição Palmeiras, a quem reforçamos nossos laços de elevada estima”, completou.

O Palmeiras demorou, mas enfim resolveu se pronunciar sobre o caso. “A Sociedade Esportiva Palmeiras está trabalhando para identificar e punir o indivíduo que mostrou o órgão genital em direção à torcida do Botafogo durante o jogo realizado na quarta-feira (21) no Allianz Parque. Não toleramos condutas criminosas em nossa casa e tomaremos todas as providências cabíveis, incluindo a exclusão do Avanti caso ele seja adepto do programa de sócio-torcedor e a proibição de compra de ingresso para os jogos do clube como mandante”, disse.

O Verdão revelou estar trabalhando com a polícia para identificar o torcedor. “Já estamos em contato com a Polícia Civil (DRADE – 6ª Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva) e com a torcedora do Botafogo que gravou as imagens divulgadas, a quem expressamos total solidariedade e nos colocamos à disposição para prestar todo o apoio necessário. Tão logo o indivíduo seja identificado, apresentaremos as informações pertinentes ao DRADE, de modo a contribuir com a investigação criminal já iniciada”, concluiu.

VETO À IMPRENSA

O Palmeiras, inclusive, vetou que alguns veículos de comunicação entrasse no estádio com a intenção de cobrir a partida. Na área reservada aos jornalistas, foram vistas cadeiras vazias e algumas pessoas, participantes da “panelinha do clube”, apenas assistindo o embate, como meros torcedores. A agremiação, inclusive, costuma vetar vários jornalistas de fazerem a coletiva de imprensa e a entrevista na zona mista, local destinado apenas aos “selecionáveis”.

FOI O QUE SOBROU!

Eliminado precocemente da Libertadores e da Copa do Brasil, o Palmeiras se vê obrigado a usar todas as suas forças no Brasileirão. Na terceira posição, com 41 pontos, o Verdão enfrenta o Cuiabá neste sábado, às 18h30, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.

Confira também: