Botafogo 3 x 1 Fortaleza - Fogão embala no fim, vence e entra no G4
Torcida do Botafogo mais uma vez deu um show a parte nas arquibancadas do Nilton Santos.
Mesmo com um homem a mais, Botafogo teve dificuldades para vencer o Fortaleza.
Rio de Janeiro, RJ, 15 (AFI) – Com um homem a mais desde os 39 minutos do primeiro tempo, o Botafogo foi valente e venceu, na noite deste domingo, o Fortaleza, de virada, por 3 a 1, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória colocou o time no G4.
Esta foi a segunda vitória consecutiva do Botafogo, que assumiu o quarto lugar, com 11 pontos – um ponto a mais que o Santos (5º colocado, com dez pontos). Já o Fortaleza, que ainda não venceu, ficou com apenas um ponto e na última posição do campeonato.
Fora de campo, mais uma vez a torcida botafoguense deu um show nas arquibancadas. Mais de 23 mil torcedores compareceram à partida e empurraram o time carioca.
SUSTO NO INÍCIO E ALÍVIO NO FINAL
Embalado por seu torcedor, o Botafogo levou susto logo aos 13 minutos, quando Silvio Romero recebeu bom passe de Lucas Lima, dividiu com Gatito Fernández e Moisés ficou livre para apenas empurrar a bola para as redes. O gol chegou a ser anulado, mas foi confirmado pelo VAR após três minutos.
Atrás no placar, o Botafogo aumentou as investidas, mas mostrou nervosismo com a impaciência vinda das arquibancadas. O que durou até os 39 minutos, quando o zagueiro Ceballos fez falta por trás em Saravia, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo.
No primeiro lance com um homem a mais, o Botafogo encontrou o gol de empate. Aos 41, Victor Cuesta ficou com bola próximo à linha de escanteio e cruzou para Erison, que antecipou a marcação e cabeceou para as redes, confirmando a boa fase com a camisa alvinegra.
FOGÃO APERTA E GANHA NO FIM
No segundo tempo a partida ganhou requintes de emoção. Logo aos dez minutos, Erison recebeu na entrada da área e encheu o pé, acertando o canto do goleiro Marcelo Boeck. O lance foi revisado pelo VAR e a arbitragem anulou o gol botafoguense, pois o atacante estava impedido.
O Fortaleza manteve sua marcação bem postada e dificultou a vida do Botafogo. E os cearenses poderiam ter feito o segundo aos 16 minutos, quando Felipe emendou finalização de fora da área, mas Victor Cuesta se atirou na frente para bloquear o destino da bola, que seria o gol de Gatito Fernández.
Com o andamento da partida, o Botafogo precisou se atirar no ataque pelo gol da vitória, mas errou demais. Aos 35 minutos, Victor Sá cruzou, mas Erison não conseguiu concluir, com Lucas Crispim ficando com a bola e afastando o perigo da área.
De tanto insistir, o Botafogo encontrou dois gols na reta final do segundo tempo. Aos 43 minutos, Patrick de Paula cobrou falta, a bola desviou em Yago Pikachu e enganou o goleiro Marcelo Boeck. Por fim, aos 48, Daniel Borges cruzou na área, a zaga desviou e a bola foi parar dentro do gol, dando números finais ao confronto.
PRÓXIMOS JOGOS!
O Botafogo volta a campo no sábado para enfrentar o América-MG, às 21 horas, na Arena Independência, em Belo Horizonte. Já o Fortaleza receberá o Fluminense no domingo, às 16 horas, na Arena Castelão, em Fortaleza.
Antes disso, o time cearense ainda terá duelo decisivo na quarta-feira, contra o Alianza Lima, às 23 horas, no Peru, pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. A partida vale a manutenção do sonho pela classificação à próxima fase do torneio internacional.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Única
- Rodada:
- 6ª Rodada
- Data:
- 15/05/2022
- Horário:
- 18:00
- Árbitro:
- Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
- Assistentes:
- Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Fabricio Vilarinho da Silva (BA)
- Cartões Amarelos:
- Botafogo: Kanu, Patrick de Paula e Diego Gonçalves
- Cartões Vermelhos:
- Fortaleza: Ceballos
- GOLS:
- Botafogo: Erison 41’/1T, Patrick de Paula 43’/2T e Daniel Borges 48’/2T
- Fortaleza: Moisés 13’/1T
- Público:
- 21.782
- Renda:
- R$ 577.386,00
- Estádio:
- Nilton Santos
- Local:
- Rio de Janeiro (RJ)