Botafogo 2 x 1 Taubaté – Xô, má fase no Paulista A-2!

Ribeirão Preto, SP, 07 (AFI) – Depois de ser derrotado pelo seu maior rival (o Comercial) no domingo, o Botafogo voltou a vencer. Jogando diante de sua torcida, a equipe tricolor venceu o Taubaté pelo placar de 2 a 1. Gil e Marcinho fizeram os gols do Pantera, enquanto André Luiz descontou.

O resultado colocou o Botafogo novamente na zona de classificação à próxima fase. O Pantera é o 7º colocado, com nove pontos ganhos, dez a menos do que a Portuguesa, líder da competição. O Taubaté, que trocou de treinador nesta semana, continua na zona de rebaixamento. A equipe é a 19ª colocada, com dois pontos.

Dois protagonistas em campo
Jogando em sua casa, o Botafogo começou melhor. Nem mesmo o esquema cauteloso do Taubaté, que jogou com três zagueiros, foi suficiente para impedir que o time da casa abrisse o placar. Logo aos três minutos, a zaga do Taubaté viu Leandro Miranda cruzar uma bola para o atacante Gil, que cabeceou para o gol, marcando o primeiro do jogo.

O primeiro tempo pode ser divido em duas partes. Na primeira delas, o atacante Gil ditou o ritmo no time do Botafogo. Insistindo na jogado área, aos sete minutos, Rodrigo Santos cruzou para Gil ampliar de cabeça, mas Yuri fez a defesa.

Enquanto Gil ia se destacando como o principal jogador em campo, o Taubaté buscava o empate através das jogadas da dupla: Leandro Diniz e André Luiz. Aliás, a segunda parte do primeiro tempo, foi protagonizada pelo jovem atacante do Burro da Central.

Interino mexeu…
O técnico Ciro Rios, que dirige interinamente o Taubaté após a demissão de Pintado, resolveu mexer no time e abriu mão do esquema com três zagueiros. Rodrigo, que não estava bem, deu lugar para o meia Thiago Floriano. O time do Vale melhorou.

Disputando com o atacante Gil o titulo de melhor jogador do primeiro tempo, André Luiz fez mais uma bela jogada. Ousado, ele se livrou da marcação, invadiu a área, e colocou na saída do goleiro Marcão, empatando o placar no estádio Santa Cruz.

Os últimos minutos voltaram a ser dominados pelo Botafogo. Primeiro através do chute de Gil e depois com Tita. Ambos param no bom desempenho do goleiro Yuri.

Má arbitragem e mais um gol
Apesar do bom jogo das duas equipes na primeira etapa, sobrou para o técnico Catanoce, que ouviu alguns protestos das arquibancadas. Enquanto o Taubaté voltou para a etapa final sem alterações, Catanoce sacou Samir do time para a entrada de Eduardo.

O segundo tempo começou com o Taubaté buscando o gol da virada. Logo no primeiro minuto, André Luiz, que continuava impossível, tocou uma bola para Leandro Diniz, mas o meia do Burro bateu fraco e facilitou a defesa do goleiro Marcão.

Aos nove minutos, ocorreu o primeiro lance polêmico do jogo. O meia Thiago Floriano foi carregando a bola e foi derrubado dentro da área. O árbitro deu seqüência ao lance. O jogo voltou a ficar equilibrado. Aos 15, o técnico Catanoce processou outra alteração no Botafogo, colocando Marcinho no lugar de Victor Hugo. Deu certo.

Aos 15 minutos, o torcedor do Botafogo vibrou com uma falta marcada próximo ao gol taubateano. Na cobrança, Yuri se esticou todo e espalmou a bola para escanteio. Foi aí que o Botafogo marcou o segundo gol. Após a cobrança, Marcinho aproveitou a indecisão na área do Taubaté e colocou para fundo das redes.

Sem perder tempo, o Taubaté saiu em busca do empate. Thiago Floriano e André Luiz tentavam, mas sem sucesso, penetrar na área do Botafogo. Aos 23, o Pantera de Ribeirão deu a resposta. Rodrigo Santos cruzou para Gil, oura vez, cabecear para o gol, a bola passou à direita da meta do goleiro Yuri.

Atrás do marcado, o técnico Ciro Rios colocou o meia Serginho no lugar do lateral esquerdo Clayton para reforçar o poder de ataque do Taubaté. O time do Vale voltou a jogar bem e começou a pressionar o Botafogo, que se segurava lá atrás.

Aos 29, o meia Leandro Diniz fez linda jogada, deixou dois adversário para trás, desceu em velocidade e tocou de cobertura, obrigando o goleiro Marcão se esticar todo para colocar a bola pela linha de fundo, cedendo o escanteio.A ansiedade de empatar o marcador, continuava atrapalhando o Taubaté, que chegava com perigo, mas errava na hora da definição do lance. Já o Botafogo resolveu sair para o jogo. Aos trinta e sete, Élson entrou no Botafogo para a saída de Paulinho Carioca.

Ansiedade atrapalhou

Como a vitória não interessava, o Taubaté foi para o tudo ou nada nos últimos cinco minutos de jogos. Xipote deu lugar para o atacante Hugo, aumentando o poder ofensivo do time. O Botafogo passou a valorizar a posse de bola, esperando o tempo passar.

A última chance de jogo veio nos acréscimos do segundo tempo. Melhor em campo, ao lado de Gil, André Luiz recebeu um passe de Juari, desceu em velocidade chutou para o gol, mas a bola foi pela linha de fundo.

Botafogo e Taubaté fizeram um bom jogo de bola. Curioso, é que ao final da partida as duas equipes reclamaram da péssima arbitragem de Phelippe Lombard. Principalmente os jogadores do Burro da Central que queriam a marcação da um pênalti claro.

Próximos Jogos
O Botafogo volta a campo neste domingo, às 16 horas, para enfrentar o Mogi Mirim, em Ribeirão Preto. Já o Taubaté joga em casa, também às 16 horas de domingo, contra o Palmeiras-B, buscando os pontos que tem faltado neste começo de certame.

Ficha Técnica

Botafogo 2 x 1 Taubaté

Local: Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto
Àrbitro: Phillipe Lombard
Cartões Amarelos: Samir, Paulinho Carioca, Hugo e Elson ( Botafogo), Marcão, Clayton, Reginaldo, Floriano, Valdo, André Luís, Clodoaldo (Taubaté)
Gols: Gil, aos 3’/1T e Marcinho, aos 27’/2T (Botafogo); André Luiz, aos 22’/1T (Taubaté)

Botafogo
Marcão; Rodrigo Santos, Samir (Eduardo), Hugo e Tita; Cris, Evandro, Paulinho Carioca (Élson) e Leandro Miranda; Vitor Hugo (Marcinho) e Gil.
Técnico: Paulo Cezar Catanoce

Taubaté
Yuri; Valdo, Rodrigo (Thiago Floriano), Clodoaldo e Clayton ( Serginho); Marcão, Xipote (Hugo), Juari e Reginaldo; Leandro Diniz e André Luiz
Técnico: Ciro Rios