Botafogo 1 x 0 Fluminense - Liderança provisória e novas marcas
Botafogo assumiu a liderança isolada com 16 pontos, dois na frente de Flamengo e Bahia (14). Além disso quebrou marcas diante do seu mais antigo rival
O Fluminense segue com seis pontos e perdeu uma posição, caindo para o 16.º lugar. E pode terminar a rodada na zona de queda
Rio de Janeiro, RJ, 11 (AFI) – O Botafogo confirmou o seu grande momento ao vencer por 1 a 0 o Fluminense no Clássico Vovô disputado, nesta terça-feira (11) no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Esta foi a 100.ª vitória botafoguense dentro do Engenhão em jogos válidos pelo Brasileirão.
De forma provisória, o Botafogo assumiu a liderança isolada com 16 pontos, dois na frente de Flamengo e Bahia que ainda vão entrar em campo na rodada. O Fluminense segue com seis pontos e perdeu uma posição, caindo para o 16.º lugar.
Esta foi a sexta partida do Botafogo sem perder para o rival, igualando uma marca histórica neste duelo da época dos anos de 1960, do timaço do Glorioso. O detalhe é que depois um primeiro empate, são cinco vitórias consecutivas (sequência inédita), confirmando a sua supremacia desde 2022. (Veja mais Detalhes!)
PRESSÃO, CHANCES E TRAVES
O Botafogo prometeu e cumpriu ao marcar a saída de bola do Fluminense. Diminuiu os espaços, forçou os erros e criou chances de gol.
A primeira grande oportunidade saiu após Paulo Henrique Ganso errar a saída de bola, que chegou na área para a finalização de Júnior Santos. O goleiro Fábio caiu do lado direito e deu um tapa na bola, mandando para escanteio, aos 18 minutos.
Cinco minutos depois, outra grande chance com Júnior Santos. Ele disparou sozinho desde o meio-campo defensivo e na frente de Fábio tocou de lado. A bola saiu fraca e rasteira, mas tocou no pé da trave e saiu.
Quem não faz, toma. Quase deu certo, porque Marcelo cruzou da esquerda e Marquinhos apareceu na área para cabecear na trave, aos 27’.
MAIS SOLTO E FÁBIO
O Fluminense voltou mais solto, finalizou duas vezes e deixou a impressão de que poderia buscar a vitória. Mas o Botafogo seguia mais perigoso e perdeu uma chance com Júnior Santos, que tentou dar um passe ao invés de chutar para gol, e depois num chute cruzado de Luiz Henrique que exigiu uma grande defesa de Fábio. O goleiro saltou no cantinho e evitou o gol com um tapa, aos 11.
O esperado gol, enfim, saiu aos 20’. Damián Suárez cobrou escanteio na pequena área e o zagueiro Bastos subiu para cabecear no canto esquerdo de Fábio. Festa alvinegra no Engenhão.
Um pouco antes do gol, Fernando Diniz tinha tentado melhorar o Tricolor com as entradas do meia Renato Augusto no lugar de Ganso e de Isaac na vaga do apagado Germán Cano.
Apesar das tentativas do Fluminense de ir ao ataque, quem tem mais perto do gol foi o Botafogo que criou duas boas chances. Numa delas, aos 40 minutos, Junior Santos, outra vez, ganhou em velocidade da defesa, mas dentro da área, finalizou por cima do travessão.
PRÓXIMOS JOGOS
O Botafogo volta a jogar no domingo, às 18h30, diante do Grêmio, pela nona rodada em jogo que será disputado em Cariacica, no Espírito Santo, no estádio Kleber Andrade. No sábado, o Fluminense vai receber no Maracanã o Atlético-GO, a partir das 21 horas.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Única
- Rodada:
- 8ª rodada
- Data:
- 11/06/2024
- Horário:
- 20:00
- Árbitro:
- Flávio Rodrigues de Souza (SP)
- Assistentes:
- Alex Ang Ribeiro (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
- Cartões Amarelos:
- Fluminense: Martinelli, Marcelo e Paulo Henrique Ganso
- Botafogo: Tiquinho Soares, Damián Suárez e Tchê Tchê
- GOLS:
- Botafogo: Bastos 20/2T (cabeça)
- Público:
- 27.239 torcedores
- Renda:
- R$ 1.117.380,00
- Estádio:
- Nilton Santos – Engenhão
- Local:
- Rio de Janeiro (RJ)