Bolívia x Brasil - Com Endrick e Jhon Kennedy, seleção estreia no Pré-Olímpico buscando vaga em Paris 2024

Atual bicampeã olímpica, e campeã dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, a seleção quer garantir sua vaga com sobras

Após um mês de preparação, a seleção brasileira estreia no Pré-Olímpico

Seleca brasileira estreia no Pre Olimpico
Foto: Joilson Marconne / CBF

Rio de Janeiro, RJ, 22 (AFI) – Após um mês de preparação, a seleção brasileira estreia no Pré-Olímpico Sub-23 nesta terça-feira (23), de olho em uma vaga nas Olímpiadas de Paris, em 2024. A equipe comandada por Ramon Menezes, que conta com estrelas como Endrick e Jhon Kennedy inicia a competição diante da Bolívia, a partir das 17h, em Caracas, no Estádio Brígido Iriarte, na Venezuela.

O Brasil está no Grupo A do PRé-Olímpico, junto de Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador. Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru aparecem na chave B.

HISTÓRICO CAMPEÃO

A seleção canarinha entra na competição como uma das favoritas a levarem o título. Não atoa, o Brasil venceu sete das 13 edições do torneio e chega na Venezuela buscando dar a volta por cima após ter sido derrotado na final da última edição, diante da Argentina.

Atual bicampeã olímpica, e campeã dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, a seleção quer garantir sua vaga com sobras. Para isso, Ramon convocou grandes estrelas do futebol brasileiro e internacional.

DESTAQUES

Em busca da vaga direta à Olimpíadas, o Brasil contará com grandes destaques. Entre os nomes mais conhecidos estão os atacantes John Kennedy, do Fluminense, e Endrick, do Palmeiras, além de Andrey Santos, ex-Vasco, agora no Chelsea, Gabriel Pec, também ex- Vasco, Maurício, do Internacional e Alexander, do Fluminense.

Endrick e John Kennedy sao destaques da selecao
Endrick, Jhon Kennedy e Andrey em treino da seleção – Foto: Divulgação / CBF

Entretanto, a equipe de Ramon Menezes que jogará na Venezuela teve oito baixas desde a convocação. O goleiro Andrew, os laterais Vinícius Tobias, Luan Cândido e Patryck, os zagueiros Kaiky Fernandes e Robert Renan e o meio-campista Danilo, não foram liberados por seus clubes, enquando o lateral Matheus Dias foi cortado por lesão.

ADVERSÁRIO

Enquanto o Brasil está acostumado a chegar para vencer, a Bolívia busca sua primeira classificação aos Jogos Olímpicos. Em seu histórico, a seleção boliviana esteve presente nas cinco primeiras edições do Pré-Olímpico, mas nunca passou da fase de grupos. Em 2020, os bolivianos tiveram duas vitórias e duas derrotas no torneio.

Entretanto, enquanto o Brasil estreia nesta terça-feira, a Bolívia, comandada por Antônio Carlos Zago, já entrou em campo na atual edição da competição sul-americana. Diante da Venezuela, os azarões empataram em 3 a 3, com um gol no apagar das luzes.

REGULAMENTO

Com 10 seleções sul-americanas participantes, o Pré-Olímpico 2023 será dividido em dois grupos, com cinco cada. Na primeira fase, as as equipes se enfrentam dentro de seus grupos, em jogo único. Na fase seguinte, as duas melhores seleções de cada grupo se enfrentam em um quadrangular final, onde os dois melhores garantem vaga nos Jogos Olímpicos.

Os quatro primeiros jogos da seleção brasileira ocorrerão no Estádio Brígido Iriarte, em Caracas. A estreia está marcada para o dia 23 contra a Bolívia, seguida pelo confronto com a Colômbia em 26 de janeiro. Posteriormente, enfrentará o Equador no dia 29 e encerrará essa fase inicial contra a Venezuela em 1 de fevereiro.

Convocação do Brasil para o Pré-Olímpico:

Goleiros: Mycael (Athletico-PR), Kaique (Palmeiras) e Donelli (Corinthians);
Laterais: Kaiki Bruno (Cruzeiro), Khellven (CSKA) e Rikelme (Cuiabá);
Zagueiros: Arthur Chaves (Académico de Viseu), Luan Patrick (Athletico-PR), Michel (Palmeiras) e Ronald (Grêmio);
Meio-campistas: Andrey Santos (Chelsea), Bruno Gomes (Coritiba), Maurício (Internacional), Alexsander (Fluminense), Marlon Gomes (Vasco) e Gabriel Pirani (DC United);
Atacantes: Marquinhos (Nantes), Geovane (Corinthians), Endrick (Palmeiras), John Kennedy (Fluminense), Gabriel Pec (Vasco) e, por fim, Guilherme Biro (Corinthians).

FICHA TÉCNICA

Bolívia
Bolívia
Brasil
Brasil
Fase Fase:
1ª Fase
Fase Rodada:
2ª rodada
Fase Data:
23/01/2024
Fase Horário:
17:00
Fase Estádio:
Nacional Brígido Iriarte
Fase Local:
Caracas (VEN)

Confira também: