Barcelona-BA 1 x 2 Athletic-MG - Esquadrão avança na Copa do Brasil


Mineiros de São João del Rei são mais eficientes nas finalizações e despacham os baianos, um dos nove estreantes na competição
Athletic demonstra maior eficiência nas finalizações e despacha Onça-Pintada, que fez estreia na competição nacional

Jequié, BA, 25 (AFI) – O Athletic segue vivo na Copa do Brasil 2025. Nesta terça-feira, no Waldomiro Borges, o Esquadrão mostrou forças longe de casa e despachou o estreante Barcelona ao vencer por 2 a 1 com gols de Edson e Welinton Torrão; Alê descontou.
Com a classificação assegurada, os alvinegros encaram o Grêmio como mandantes, aguardando apenas definição por parte da CBF quanto à data. Antes — ou até mesmo depois — disso, os mineiros entram em campo na partida de ida da final da Taça Inconfidência, diante do Uberlândia, às 19h30 no dia 8 de março; jogo será no Parque do Sabiá. Baianos esperam, por sua vez, o início da Série D, última competição a disputar em 2025.
MINEIROS EM VANTAGEM
O começo de jogo foi com domínio do Athletic, que fez valer a qualidade técnica, mas sem mostrar criatividade suficiente para furar o bloqueio do Barcelona. Mal posicionada sem a posse, a Onça viu o Esquadrão levar perigo primeiro: ao receber bom passe, Lincoln saiu no meio da marcação e bateu para uma boa defesa de Waldson, responsável por evitou a abertura do placar; em seguida, Welinton Torrão cobrou escanteio para Lincoln cabecear e novamente o goleiro interveio.

O Barça mostrou que estava vivo na partida e conseguiu sua primeira grande oportunidade pouco depois. Júnior fez jogada rápida pelo lado direito do ataque e serviu Carlos Bajé, contudo o chute foi direto para fora. O volume continuou favorável aos mineiros e, assim, o placar saiu do zero: em lance veloz, a bola foi tocada na pequena área e Edson colocou o Esquadrão à frente; nos minutos finais, David Braga fez bom lance e tocou para Welinton Torrão mandar ao fundo do gol.
ONÇA REAGE, MAS É TARDE
A segunda etapa voltou movimentada, mas sem poder criativo de Barcelona e Athletic. Apesar disso, a primeira grande chance de balançar foi do Esquadrão: Amorim fez grande lance e viu a bola sair direto pela linha de fundo em seu chute. Não demorou e os baianos reagiram: Jeferson mandou petardo de fora da área e Diego Vitor espalmou, evitando o gol de honra dos donos da casa.Sem conseguir criar quando tinha a posse, a Onça-Pintada permaneceu atacando a todo custo, enquanto os alvinegros buscaram controlar as investidas e valorizar a vantagem construída no primeiro tempo. Na reta final, em falta cobrada na pequena área, Alê surgiu de elemento surpresa e completou para dentro da meta adversária, no entanto foi tarde demais e os visitantes se classificaram, pois a defesa evitou o empate no último lance.
FICHA TÉCNICA


-
Fase:
- 1ª
-
Rodada:
- 1ª
-
Data:
- 25/02/2025
-
Horário:
- 19:00
-
Árbitro:
- Paulo Henrique Schleich Vollkopf (MS)
-
Assistentes:
- Eduardo Gonçalves da Cruz e Marcelo Grando (ambos do MS)
-
Cartões Amarelos:
- Barcelona-BA: Clébson e Izaldo
- Athletic-MG: Sidimar, Amorim e Neto Costa
-
GOLS:
- Barcelona-BA: Alê
- Athletic-MG: Edson e Welinton Torrão
-
Público:
- 157 (97 pagantes)
-
Renda:
- R$ 1.940,00
-
Estádio:
- Waldomiro Borges
-
Local:
- Jequié (BA)