BAIANO: Jacobina e Jequié conquistam o acesso na Série B estadual e estão na elite em 2024
Jacobina e Jequié, melhores campanhas do campeonato, eliminaram Vitória da Conquista e Grapiúna nas semifinais, garantindo o acesso
Jacobina e Jequié conquistaram o acesso à primeira divisão do Campeonato Baiano. Confira!
Salvador, BA, 30 (AFI) – Na tarde deste domingo, Jacobina e Jequié abriram os duelos da final da Série B do Campeonato Baiano. Após conquistarem o acesso à elite estadual no último fim de semana, os clubes agora lutam pelo título da segunda divisão local. Por ter melhor campanha geral, o Jequié tem a vantagem de decidir a taça no Estádio Waldomirão, sua casa.
REGULARIDADE
Segundo lugar na primeira fase e melhor campanha do campeonato neste momento, o Jequié chegou à final da Série B do Campeonato Baiano com a campanha mais equilibrada da competição. Após estreia com derrota, em casa, para o Grapiúna, o Jipão embalou e passou boa parte da competição no G4, se classificando com uma rodada de antecedência.
Nas semifinais, após se classificar no segundo lugar, a ADJ enfrentou o Grapiúna, buscando devolver a derrota na primeira fase. E conseguiu. Após um empate sem gols no jogo de ida, o Jequié se classificou à final com uma vitória por 2 a 0 no Waldomirão, conquistando o seu retorno à elite do estadual após quatro anos – a última participação do clube da Cidade Sol havia sido em 2019.
MÍSTICA
Rebaixado há três anos da primeira divisão do Baiano, o Jacobina construiu o seu caminho de volta à elite com bastante emoção. Após um bom início na segundona, o Jegue da Chapada oscilou e passou parte da competição fora do G4, onde voltou nas últimas rodadas. Igualmente, a vaga nas semifinais veio com um gol sobre o tradicional Fluminense de Feira, em casa, no último lance da última rodada da primeira fase.
O gol fez o time chegar aos 17 pontos, mesma posição dos outros classificados, e assumir a liderança da primeira fase de última hora, após sair da quinta posição. Além disso, alguns torcedores creditaram o gol à mística do Estádio José Rocha, casa do Jacobina, onde os clubes locais costumam fazer gols importantes nos últimos minutos. Nas semifinais, o clube eliminou o então invicto Vitória da Conquista, após vencer por 3 a 2 no agregado.
DECISÃO PELO TÍTULO NA SÉRIE B DO BAIANO
Na tarde deste domingo, 30, em clima festivo pelo acesso conquistado à elite, os clubes iniciaram a disputa pelo título da segunda divisão do Campeonato Baiano. No Estádio José Rocha, em Jacobina, Jequié e Jacobina ficaram no 1 a 1. Ainda nos primeiros minutos de jogo, Igor Badio tabelou com Miller e chutou da entrada da área para abrir o placar.
Também nos minutos iniciais, mas do segundo tempo, veio o empate do Jacobina. Após boa jogada de Luan Rodrigues e bate-rebate na área, Fábio Orelha tirou do goleiro Léo e mandou no ângulo, marcando um golaço. No restante do jogo, ambos os clubes tiveram chances de desempatar e sair com a vitória, mas o placar não mudou e ficou em aberto para o jogo da volta, que ocorre às 15h do próximo domingo, 6. Uma vitória no Waldomirão dá o título para ambos os clubes, enquanto novo empate leva a decisão da Série B do Baiano para os pênaltis.
ÓTIMO PÚBLICO
O duelo de ida da final da Série B do Campeonato Baiano teve ótima presença de público. Na tarde deste domingo, 2.184 torcedores assistiram ao jogo realizado no Estádio José Rocha, proporcionando uma renda de R$ 43.840,00. Este não é o primeiro bom público do Jacobina em casa no campeonato. Em 2023, o Jegue da Chapada acumulou vários dos maiores públicos da Série B do Baiano.