Baiano: Fotógrafa da federação denuncia racismo na partida Bahia x Jequié
A boa notícia é que a Polícia Militar foi acionada e levou dois torcedores para a delegacia do estádio e fez um Boletim de Ocorrência
Salvador, BA, 19 (AFI) – Mais um caso de preconceito e racismo no futebol brasileiro. A fotógrafa da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Maurícia da Matta, denunciou que foi vítima de ofensas racistas na quarta-feira. Ela trabalhava na cobertura da partida entre Bahia e Jequié, na Arena Fonte Nova.
“Estava trabalhando no jogo da Fonte Nova e sempre fico no escanteio do Dique do Tororó, mas de vez em quando vou para o outro lado. Tem uma torcedora que todo jogo fica me xingando, falando frase pejorativas por eu ter trabalhado no Vitória. Sempre respeitei os torcedores do Vitória e eles nunca falaram nada de mim. Ela fica me chamando de cabelo de boneca, sempre me insultando. Não é de torcida organizada porque eles sempre me respeitaram”, contou.
A boa notícia é que a Polícia Militar foi acionada e levou dois torcedores para a delegacia do estádio e fez um Boletim de Ocorrência (BO).
“Tinha um cara que estava perto dela, não sei se estava com ela, mas ele começou a me ofender e fazer gestos obscenos e me xingar. Quando parei de filmar, ele proferiu ofensas racistas. Então, procurei o capitão da PM”, detalhou Maurícia.
CONFIRA A NOTA DO BAHIA:
O Esporte Clube Bahia vem a público repudiar episódio lamentável contra a fotógrafa Maurícia da Matta, da Federação Bahiana de Futebol, durante o jogo desta noite na Fonte Nova.
Ela, que também já prestou serviço ao Esquadrão, foi alvo de injúria racial enquanto exercia a sua profissão na beira do gramado.
Acionada, a Polícia Militar conduziu os dois torcedores acusados à delegacia do estádio e foi realizado boletim da ocorrência.
Toda nossa solidariedade a Maurícia ao tempo em que cobramos resposta à altura da gravidade do assunto e reiteramos compromisso na luta contra qualquer tipo de discriminação.
CONFIRA A NOTA DA FEDERAÇÃO:
A Federação Bahiana de Futebol repudia veementemente uma postagem feita pelo Nacional Futebol Clube, adversário do Bahia de Feira nas oitavas de final da Série D do Brasileirão, neste domingo (13), em uma rede social.
Apenas quatro dias após o falecimento do atacante Deon, os atletas do clube amazonense demonstraram falta de empatia, tolerância e respeito com uma simulação desnecessária, que indignou todos os baianos.
O fato de o clube ter apagado a postagem em seguida não o isenta do ato de desrespeito à família do atleta, que sofre com a sua recente perda. Não há espaço para brincadeiras como essa no nosso futebol.