Baiano: conheça os participantes da edição 2024

Portal Futebol Interior lista todos os 10 participantes do Estadual, enumerando melhores e última campanhas, títulos e participações

Baiano terá sua 120ª edição com a presença de 10 clubes e o Portal Futebol Interior enumerou dados de todos os participantes

Bahia Vitória Baiano
Tricolor de Aço e Leão são os favoritos pelo título (Foto: Felipe Oliveira - ECB)

Salvador, BA, 06 (AFI) – O Campeonato Baiano 2024 tem início marcado para o próximo domingo (14), dando pontapé inicial para a 120ª edição da história. O Portal Futebol Interior lista, abaixo, todos os 10 participantes, com relação da melhor e última campanha, último — se conquistou — título e número totais de participações.

Alagoinhas – Depois de conquistar um bicampeonato — seus únicos títulos — inédito, em 2021 e 2022, o Carcará foi mal das pernas na última temporada do Baiano, ficando na 8ª posição. O ano de 2024, inclusive, marcará a 45ª participação da equipe atleticana.

Bahia – O Esquadrão levantou a taça pela 50ª vez em 2023, se isolando cada vez mais no número de conquistas. Apesar disso, não é o clube que mais possui presenças na elite estadual, já que esteve na disputa por 94 vezes.

Bahia de Feira – Homônimo do maior ganhador da capital, o time de Feira de Santana não é campeão do Estadual desde 2011, quando venceu pela única vez na história. Com 22 participações no Baiano, buscará esquecer o 8º lugar da temporada passada.

Barcelona – Ocupando uma posição acima do Tremendão em 2023, o representante de Ilhéus nunca foi campeão. Esta, inclusive, será a terceira presença na elite, pois teve fundação em 2019 e ascendeu em 2021, ano do título da Segundona, nunca sendo rebaixado.

Itabuna – Semifinalista na última temporada, terminando na 3ª posição, se aproximou de sua melhor — vice-campeão em 1970 — campanha. Na 38ª participação no Baiano, sonha em chegar à final e assegurar seu primeiro título.

Jacobina – Advindo da Série B, como vice-campeão, fará apenas sua oitava aparição na Primeira Divisão. Com apenas 30 anos de fundado, já chegou à 6ª colocação em 2016, porém jamais se sagrou vencedor do certame em questão.

Jacuipense – Vice-campeão para o Tricolor de Aço em 2023, o time de Riachão do Jacuípe fará a 17ª participação em toda a história. Apesar de já ter 58 anos, também integra a lista de quem nunca foi campeão.

Jequié – Campeão da Segunda Divisão Baiana, o Jipão figura como o maior campeão desta competição, enquanto na elite possui números piores. Será sua 6ª participação e nunca saiu com a taça do torneio.

Juazeirense – Com somente 17 anos de vida, vem colecionando boas campanhas. Na última temporada do Baiano, concluiu na 4ª colocação e tem como melhor campanha um 3º lugar; em 2023, completará a 11ª presença no geral, sendo todas estas consecutivas.

Vitória – Maior vice-campeão do campeonato, teve um 2023 abaixo das expectativas, ficando na 6ª posição. Já saiu campeão em 29 oportunidades, mas não vence desde 2017; esta será sua 110ª participação.

Confira também: