BAIANO: Bahia vence o Jacuipense e é campeão estadual pela 50ª vez


O Tricolor de Aço conquistou mais um título após vencer o Jacupa por 3 a 0, com os gols decisivos marcados por Everaldo, Cauly e Vitor Jacaré
Bahia vence o Jacuipense e chega ao 50º título do Campeonato Baiano. Confira os detalhes do jogo!

Salvador, BA, 2 (AFI) — O Campeonato Baiano de 2023 conheceu, neste domingo, o seu campeão. Em duelo realizado na Arena Fonte Nova, em Salvador, o Bahia venceu o Jacuipense por 3 a 0, 4 a 1 no agregado (o jogo de ida, em Riachão do Jacuípe, terminou empatado por 1 a 1), e chegou ao seu 50ª título estadual. Os gols do título foram marcados por Everaldo, Cauly e Vitor Jacaré. Além disso, com o final do estadual, ficaram definidas também as vagas da Bahia em competições nacionais e os rebaixados à Série B local.
50ª TAÇA DO BAIANO!
Ao vencer o Jacuipense, o Bahia chegou ao seu 50ª título do Campeonato Baiano voltando a conquistar a taça do estadual após três anos. Além disso, o Tricolor de Aço se tornou o segundo maior campeão estadual do país, atrás apenas do ABC-RN, dono de 57 troféus do Campeonato Potiguar. O Jacupa, por sua vez, chega ao segundo vice-campeonato seguido, consolidando o seu crescimento no cenário estadual e regional nos últimos anos.
ZERADOS!
Jogando em seus domínios, o Bahia fez um primeiro tempo equilibrado contra o Jacuipense na Arena Fonte Nova. Apesar de ter mantido maior posse de bola durante a primeira etapa, o Esquadrão de Aço não conseguiu chegar ao gol durante os 45 minutos iniciais. O Jacupa, por sua vez, exercia uma boa marcação e conseguia anular as principais jogadas ofensivas dos mandantes.
Além disso, a sorte contou a favor dos visitantes durante a primeira etapa. Em um chute de Cauly, a bola bateu na trave e saiu, evitando o primeiro gol tricolor na Arena Fonte Nova. Além deste lance, Vitor Jacaré também criou uma boa chance, mas não conseguiu mandar a bola para as redes. O Leão do Sisal, por sua vez, pouco ameaçou nos contra-ataques criados, tendo levado perigo em apenas um lance durante todo o primeiro tempo.

Na volta dos vestiários, o Bahia ampliou a sua intensidade em campo e partiu para cima do Leão do Sisal. Apesar de ter tido dificuldade nos minutos iniciais para furar a retranca visitante, o Tricolor pavimentou a conquista do título com dois gols relâmpagos. Aos 21 minutos, após cruzamento de Chávez, o atacante Everaldo aproveitou o cruzamento e marcou o primeiro gol.

Dois minutos depois, Cauly ampliou o placar em um chute da entrada da área após tabelar com Everaldo, autor do primeiro gol. O Jacupa, por sua vez, não encontrou forças para reagir após os gols sofridos. A alegria dos 48.598 torcedores presentes foi tamanha que, antes do fim do jogo, já se ouvia o grito de “É campeão!”. Aos 50, veio o tiro de misericórdia: em cobrança de pênalti, Vitor Jacaré fez o terceiro e selou a conquista do 50º título tricolor.
VAGAS NACIONAIS
O Campeonato Baiano de 2023 chegou ao fim e com ele, veio a definição das equipes que representarão o estado na Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Brasileiro — Série D em 2024. Como campeão estadual, o Bahia garantiu sua vaga direta na fase de grupos da Copa do Nordeste do ano seguinte e também na Copa do Brasil de 2024.
O Jacuipense, vice-campeão, além de garantir sua presença na Copa do Brasil do próximo ano, também estará na Série D do Brasileirão em 2024. Além disso, o Jacupa terá a oportunidade de disputar a seletiva da Copa do Nordeste. As equipes semifinalistas, Itabuna e Juazeirense, também garantiram suas vagas na Série D do ano seguinte.
O Itabuna, terceiro lugar geral do campeonato, além de garantir sua vaga na quarta divisão em 2024, também faturou uma vaga na próxima Copa do Brasil. Já o tradicional Vitória, pelo Ranking de Clubes, disputará a seletiva da Copa do Nordeste 2024, mas está fora da Copa do Brasil 2024 por terminar a competição em quinto lugar.
REBAIXADOS!
Doce Mel e Jacobinense foram rebaixados do Campeonato Baiano de 2023 após terminarem nas últimas colocações da tabela. Durante a temporada, os clubes lutaram para evitar a queda, mas não conseguiram obter resultados suficientes para permanecer na primeira divisão. Agora, terão que se reorganizar e se preparar para a próxima temporada, buscando retornar à elite do futebol baiano.
FICHA TÉCNICA


-
Fase:
- Final
-
Rodada:
- 2ª Rodada (Volta)
-
Data:
- 02/04/2023
-
Horário:
- 16:00
-
Árbitro:
- Diego Pombo Lopez
-
Assistentes:
- Luanderson Lima dos Santos e Paulo de Tarso Bregalda Gussen
-
Cartões Amarelos:
- Bahia: Vitor Jacaré
- Jacuipense: Amaral e Welder
-
GOLS:
- Bahia: Everaldo 21′ 2T, Cauly 23′ 2T e Vitor Jacaré 50′ 2T
-
Público:
- 48.598
-
Renda:
- R$ 1.588.363,00
-
Estádio:
- Arena Fonte Nova
-
Local:
- Salvador (BA)
Confira também:
- Potiguar: ABC anuncia atacante Welliton como novo reforço para 2023
- Série B: Sem nem estrear, Geuvânio deixa o Ituano
- Everaldo, atacante do Bahia, desabafa após título baiano
- Sem sucesso em busca de reforços, Santos deve apelar ao mercado nacional
- Série D: Jogador do Caxias-RS chama atenção de clubes da Série A e B