Bahia volta a cenário de polêmicas com arbitragem; entenda

Nas últimas seis vezes em que um árbitro sulista apitou jogo do Tricolor no Rio Grande do Sul, o clube saiu reclamando

Neste sábado (4), o Bahia visita o Grêmio em Porto Alegre pela 32ª rodada do Brasileiro, e quem apita o jogo é Bráulio da Silva Machado (SC)

gilberto bahia grêmio gol anulado
Gilberto teve gol anulado contra o Grêmio em 2021 (Foto: Divulgação)

Salvador, BA, 03 (AFI) – O Bahia vai reencontrar um cenário de polêmicas recorrentes neste sábado (4). O clube visita o Grêmio em Porto Alegre às 19h30 (horário de Brasília), pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, e o árbitro escalado para o jogo é Bráulio da Silva Machado, de Santa Catarina. Curiosamente, nas últimas seis vezes em que um sulista apitou jogo da equipe baiana no Rio Grande do Sul, o clube saiu reclamando de alguma coisa.

Seguindo a ordem cronológica, o primeiro caso foi em 2018, quando Rodolpho Toski Marques (PR) expulsou o zagueiro Jackson, do Bahia, e marcou um pênalti questionável a favor do Grêmio. A partida era válida pelo Brasileiro e terminou empatada por 2 a 2 na Arena.

O ex-árbitro Paulo Cesar Oliveira comentou no programa “Troca de Passes”, do SporTV, que o contato de Gregore com Marinho foi natural, classificando como dividida de jogo, e que a expulsão foi rigorosa.

Um ano depois, em 2019, o Bahia visitou o Internacional no Beira-Rio e Paulo Roberto Alves Júnior (PR) foi o árbitro do jogo. O Colorado venceu por 3 a 1, e teve seu primeiro gol validado pelo VAR de forma duvidosa, após a decisão de campo ser anulação por impedimento de Rodrigo Lindoso. O presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, considerou a decisão “inacreditável”.

No mesmo campeonato, em 2019, o Esquadrão de Aço voltou a Porto Alegre para enfrentar o Grêmio. O árbitro do jogo, coincidentemente, foi novamente Rodolpho Toski Marques (PR). Nos últimos minutos, quando o placar ainda estava 0 a 0, Toski ignorou um pênalti claro a favor do Bahia, mas voltou atrás depois de ser alertado pelo VAR. Arthur Caike converteu e garantiu o triunfo.

No Brasileirão de 2020, em mais um encontro de Inter e Tricolor de Aço, Bráulio da Silva Machado (SC) marcou um pênalti a favor do Inter mesmo depois do árbitro de vídeo ter alertado. O Bahia escreveu nas redes sociais: “Com pênalti contestado pelo VAR, mas validado pelo árbitro de campo, gol do Inter”. O lance gerou muita repercussão na internet.

bráulio da silva machado bahia grêmio
Bráulio da Silva Machado apita Grêmio x Bahia neste sábado (Foto: Divulgação)

Meses depois, os baianos voltaram à Arena do Grêmio para enfrentar o Imortal e Ramon Abatti Abel (SC) anulou um gol de Gilberto após chamado do VAR. As imagens davam a entender que o atacante estava atrás dos zagueiros. “A arbitragem brasileira vai saindo da vergonha para o escândalo, dizia uma das postagens feitas pelo clube.

O último caso foi em 2021, quando o Bahia enfrentou o Juventude no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Paulo Roberto Alves Júnior (PR) ignorou um toque na mão do zagueiro jaconero quando a bola ia em direção ao gol, mesmo sendo alertado pelo VAR.

PRÓXIMO JOGO

Neste sábado, o Esquadrão de Aço visita o Grêmio na Arena e terá novamente um árbitro sulista apitando seu jogo. Bráulio da Silva Machado, um dos envolvidos nas polêmicas citadas acima, está escalado para o duelo das 19h30.

Confira também: