Bahia-BA 3 x 2 Ceará-CE - Esquadrão se garante no mata-mata da Copa do Nordeste


Tricolor de Aço se mantém invicto no Nordestão, supera Vozão e é o primeiro garantido nas quartas de final pelo Grupo B
Bahia mantém série de invencibilidade ao bater Alvinegro de Porangabuçu, se isola no topo e avança ao mata-mata

Salvador, BA, 26 (AFI) – O Bahia é o primeiro a se classificar às quartas de final, da Copa do Nordeste 2025, pelo Grupo B. Nesta quarta-feira, o Esquadrão de Aço fez valer o apoio da Arena Fonte Nova e triunfou sobre o Ceará, em jogo atrasado da 4ª rodada, por 3 a 2: dois gols de Erick e um de Lucho Rodríguez; Fernandinho e Galeano descontaram.
Com o resultado, o Tricolor chega a 13 pontos e garante vaga antecipada, se mantendo invicto na liderança da chave, enquanto o Vozão estaciona nos 10 pontos e na 3ª colocação. Os times voltam a campo, pelas respectivas estreias no Brasileirão, no decorrer desta semana: o Bahia encara o Corinthians, novamente na Fonte Nova, às 20h deste domingo (30), já os alvinegros vão a Bragança Paulista enfrentar o Bragantino, no mesmo horário, porém na segunda-feira (31).
BAIANOS EM VANTAGEM
O jogo, como todo grande clássico nordestino, iniciou truncado e equilibrado, mas com o Bahia buscando valer o fator casa para dominar. Mais retraído, o Ceará apostou nos contra-ataques e esbarrou na falta de criatividade no campo ofensivo. A primeira chance mais clara veio ainda no começo do primeiro tempo e foi do Esquadrão: Acevedo deu bom passe na pequena área e encontrou Lucho Rodríguez que, de carrinho, parou em Bruno Ferreira.

O Tricolor de Aço seguiu dominante e, explorando descuido defensivo do Alvinegro de Porangabuçu, saiu em vantagem. Após troca de passes intensa no ataque, Cauly serviu Erick, que fez o pivô para Gilberto; em total liberdade nas costas da marcação, o lateral-direito cruzou rasteiro para Lucho Rodríguez mandar de primeira e estufar a rede. No fim, o Vozão reagiu e aproximou do empate: Sobral tocou rasteiro e Rômulo, dentro da área, chutou cruzado e Ronaldo espalmou.
CHUVA DE GOLS
Na volta para a segunda etapa, os treinadores optaram por voltar sem novidades, mas o Bahia encaminhou o triunfo. Após saída de bola rápida, a bola chegou até Erick que, aos 11 segundos, soltou um petardo da entrada da área e acertou o ângulo. Depois de sofrer o segundo tento, o Ceará buscou esboçar uma reação, porém esbarrou na forte marcação imposta pelos donos da casa.
Com o decorrer do duelo, os técnicos mudar o panorama, contudo os anfitriões foram fatais: Ademir, uma das novidades, levantou na pequena área e David Duarte cabeceou para boa defesa de Bruno; Erick, atento, chegou para completar o rebote. Pouco depois, Rômulo bateu cruzado, Ronaldo perdeu o tempo de bola e Fernandinho, recém-acionado, apareceu na segunda trave e tocou para o fundo da rede. No fim, deu tempo de Galeano testar em escanteio de Lourenço, no entanto sem evitar a derrota.
FICHA TÉCNICA


-
Fase:
- Fase de grupos
-
Rodada:
- 4ª
-
Data:
- 26/03/2025
-
Horário:
- 19:00
-
Árbitro:
- Afro Rocha de Carvalho Filho (PB)
-
Assistentes:
- Schumacher Marques Gomes e Paulo Ricardo Alves Farias (ambos da PB)
-
Cartões Amarelos:
- Bahia-BA: Caio Alexandre
- Ceará-CE: Nicolas
-
GOLS:
- Bahia-BA: Erick (2) e Lucho Rodríguez
- Ceará-CE: Fernandinho e Galeano
-
Público:
- 29.355 (29.119 pagantes)
-
Renda:
- R$ 701.194,00
-
Estádio:
- Arena Fonte Nova
-
Local:
- Salvador (BA)
Confira também:
- Ceará tem cinco desfalques para encarar Red Bull Bragantino
- Ceni prevê Bahia com calendário pesado: "Preocupa até junho"
- Treinador do Ceará lamenta revés em clássico regional: "Erro custa caro"
- Bahia recusa oferta milionária de clube árabe por Erick Pulga
- Sport-PE 0 x 1 Altos-PI - Jacaré surpreende Leão na Copa do Nordeste