Bahia-BA x Ceará-CE - Duelo atrasado vale topo na Copa do Nordeste


Esquadrão, mesmo indo com time misto, tem fator casa a seu favor, enquanto Vozão visa surpreender fora de seus domínios
Bahia divide pontuação junto a Vozão, mas tem vantagem pelo saldo de gols e times buscam se isolar na liderança da chave

Salvador, BA, 25 (AFI) – O Bahia faz confronto direto pela liderança do Grupo B, da Copa do Nordeste 2025, nesta quarta-feira (26). Às 19h, na Arena Fonte Nova, o Tricolor mede forças com o Ceará em jogo atrasado da 4ª rodada, tendo ambos buscando triunfar para ficar no topo da referida chave.
Campeões estaduais no último final de semana com empates por 1 a 1, os times chegam de resultado positivo também no Nordestão: o Esquadrão derrotou o CSA, fora de casa, enquanto os alvinegros bateram a Juazeirense. Ambos somam 10 pontos, mas os baianos ficam na liderança por terem saldo melhor: 9 a 3; Vozão ocupa a 3ª posição.
ESQUADRÃO MESCLADO
O Bahia chega para o duelo com três baixas certas, as mesmas da decisão do Estadual. Convocados para disputa da Data Fifa por Colômbia e Uruguai, respectivamente, o lateral-direito Santi Arias e o atacante Lucho Rodríguez chegam a Salvador apenas no dia do embate, o que os faz ficar sem condições de atuar; meia Michel Araújo está vetado pelo departamento médico.
Ainda assim, o Esquadrão deve ter repetição da escalação utilizada frente ao Azulão do Mutange, quando preservou os jogadores ditos titulares. Desta maneira, a expectativa é do Bahia ter a base esboçada com atletas de menor minutagem e/ou que vêm atuando como reserva, poupando os demais para a estreia no Brasileirão; recuperado de lesão, Ademir pode iniciar jogando.

Apesar de jogar com base modificada diante do Vozão, Rogério Ceni ficou preocupado com a última atuação do Tricolor de Aço. O técnico do Bahia esperava melhor atuação de seu plantel: “Acho que tem diferença de um jogo de mata-mata por exemplo, como é Pré-Libertadores, onde o segundo jogo te traz uma pressão muito grande e tal. Jogos de finais às vezes não se saem partidas realmente tão bonitas, mas eu esperava um pouco mais do nosso time. Preocupa um pouco, porque não podemos jogar assim”, afirmou Ceni.
VOZÃO COM FORÇA MÁXIMA
Ao contrário do Esquadrão, o Ceará vai para o embate com o que tem de melhor à disposição. São oito jogadores fora, sendo seis destes sem possibilidade de atuarem por estarem no DM e outros dois, Marcos Victor e Matheus Bahia, por questão contratual, pois estão emprestados pelo Bahia.
Além de Bruno Tubarão, Pedro Henrique, Ramon Menezes e Richardson, ausentes anteriormente, duas novas peças também se lesionaram. Os atacantes Guilherme, cria da base, e Pedro Raul não viajaram junto ao restante do elenco: o centroavante formado no clube sentiu desconforto muscular, já Pedro foi poupado por dores na região do tornozelo. O treinador Léo Condé faz boas projeções para a sequência da temporada após conquista do Cearense.
“Ainda há muito o que podemos e precisamos melhorar para enfrentar os desafios que virão pela frente. Já estamos solidificando esse caminho, o que nos permitirá chegar ao Campeonato Brasileiro em boas condições. Além disso, esperamos fazer boa campanha na Copa do Brasil, onde conseguimos avançar duas fases. Também estamos perto de avançar na Copa do Nordeste, competição que o clube tem tradição de vitórias e o torcedor valoriza muito. Seguiremos passo a passo”, disse Condé.
FICHA TÉCNICA


-
Fase:
- Fase de grupos
-
Rodada:
- 4ª
-
Data:
- 26/03/2025
-
Horário:
- 19:00
-
Árbitro:
- Afro Rocha de Carvalho Filho (PB)
-
Assistentes:
- Schumacher Marques Gomes e Paulo Ricardo Alves Farias (ambos da PB)
-
Estádio:
- Arena Fonte Nova
-
Local:
- Salvador (BA)