AZ Alkmaar critica torcida e pede desculpas ao West Ham após confusão na Liga Conferência

O clube também declarou que vai auxiliar as autoridades a identificar os vândalos para punir todos os envolvidos neste caso lamentável

A confusão aconteceu no fim da partida, quando torcedores do clube holandês tentaram agredir amigos e familiares de jogadores do West Ham

FB IMG 1684512459527
ALKMAAR - Tijjani Reijnders of AZ Alkmaar teleurgesteld na afloop van de UEFA Conference League halve finale wedstrijd tussen AZ Alkmaar en West Ham United FC in het AFAS stadion op 18 mei 2023 in Alkmaar, Nederland. ANP ED VAN DE POL

Campinas, SP, 19 – A direção do AZ Alkmaar pediu desculpas ao West Ham e criticou sua torcida após a confusão generalizada no AFAS Stadion, na cidade holandesa de Alkmaar, na quinta-feira, pela partida da volta das semifinais da Liga Conferência, espécie de terceira divisão do continente europeu, abaixo da Liga Europa e da Liga dos Campeões.

Em comunicado, o AZ Alkmaar chamou o episódio de “noite escura”. “O que aconteceu está além de todos os limites. O clube novamente pede desculpas sinceras ao West Ham United e aos milhares de torcedores do AZ que também foram incomodados pela má conduta”, disse o clube holandês.

FB IMG 1684512459527
Foto: AZ ALKMAAR

NOTA OFICIAL

“Todos esperavam por uma partida europeia histórica, mas o que se viu foi uma noite escura devido aos eventos que aconteceram depois do apito final do árbitro. Tornou-se uma noite de vergonha. Não por causa do futebol apresentado, mas por conta do comportamento de alguns visitantes. Infelizmente, não podemos usar a palavra torcedor para designar estas pessoas”, disse o clube em nota.

A CONFUSÃO

O tumulto aconteceu ao fim do jogo, que teve a vitória do West Ham por 1 a 0 – o clube de Londres avançou à final da competição continental. Torcedores do time holandês invadiram setores das arquibancadas onde estava amigos e familiares de jogadores do time inglês. E, diante da cena, os próprios jogadores saíram em defesa dos seus conhecidos.

Entre estes atletas estava o brasileiro Lucas Paquetá, que não chegou a contar com familiares nas arquibancadas, além do meia Flynn Downes, do lateral Ben Johnson, do zagueiro Aaron Cresswell, e dos atacante Antonio e Benrahma, que entraram em conflito com torcedores do time da casa. Não houve registro de lesões no elenco do West Ham.

Ainda na quinta, o técnico do AZ Alkmaar, Pascal Jansen, lamentou o episódio de violência. “Me sinto envergonhado pelo que aconteceu em nosso estádio. Isso não deveria estar acontecendo. Você tem que manter o controle de suas emoções”, declarou.

Em comunicado, o clube holandês avisou que vai ajudar a polícia na apuração do caso, com ajuda de imagens de vídeo. “O AZ é um clube civilizado onde a esportividade e as normas e valores são primordiais. O clube fará todo o possível, juntamente com as autoridades envolvidas, para identificar essas pessoas e tomar as medidas cabíveis.”

Confira também: