Catarinense: Avaí promove palestra sobre doping na pré-temporada
A palestra foi ministrada pelo chefe do Departamento Médico do Avaí, Dr. Luís Fernando Funchal, que está desde 1999 no clube
O Avaí iniciou a pré-temporada para 2023, com treinos físicos para a ativação dos jogadores como também com um cronograma de palestras
Florianópolis, SC, 16 (AFI) – O Avaí iniciou a pré-temporada para 2023, com treinos físicos para a ativação dos jogadores como também com um cronograma de palestras. Nesta semana, o clube organizou uma aula sobre doping e como vai acontecer essa questão na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.
A palestra foi ministrada pelo chefe do Departamento Médico do Avaí, Dr. Luís Fernando Funchal, que está desde 1999 no clube. Na apresentação foram abordados pontos como os riscos, protocolos de testes e principais cuidados.
“É importante que os atletas apenas façam uso de medicamentos ou suplementos alimentares fornecidos ou autorizados pelo Departamento Médico do Avaí. A responsabilidade é toda do atleta, que pode comprometer a sua carreira fazendo uso de alguma substância proibida desavisadamente. Num possível caso, alegar desconhecimento não atenua uma possível punição”, disse o médico.
Além da explicação aos jogadores sobre o número de testes e casos apurados pela entidade, as substâncias que estão mais presentes, e como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai protocolar os testes na Série B de 2023.
“É bom para esclarecer que o doping não é apenas para substâncias que vão dar algum ganho esportivo, de performance, para os atletas, como os estimulantes e anabolizantes. Mas aquelas substâncias de uso recreativo ou presentes em medicamentos e que podem ser interpretadas como algum auxiliar para a limpeza do organismo, como os diuréticos, também podem ser percebidas numa testagem e acarretam punição. A ideia da testagem é, também, garantir uma boa imagem do esporte, não apenas proibir vantagens”, finalizou Dr. Luís.
AVAÍ EM REFORMULAÇÃO
Para 2023, o Avaí muda seu planejamento devido ao rebaixamento à segunda divisão da competição nacional. Por conta disso, recentemente o clube anunciou algumas mudanças no elenco, como a saída do William Pottker, que tem caminho quase certo para o Coritiba.
Chegou no em Santa Catarina, o técnico Alex para assumir o comando na próxima temporada. Em sua apresentação, o treinador projetou seu time ideal.
“Planejo um Avaí equilibrado. Um time que consiga atacar bem, dentro de suas possibilidades, e que defenda bem. Se eu jogo com três volantes, não quer dizer que eu seja defensivo. Posso jogar com três atacantes e eles nem tocarem na bola. O que eu desejo, principalmente, é que o torcedor do Avaí venha a campo e se divirta”, declarou Alex.
A estreia do Avaí no Campeonato Catarinense será contra a Chapecoense, no dia 14 de janeiro, às 16h30, fora de casa.
Confira também:
- Catarinense: Avaí anuncia zagueiro Roberto, ex-Internacional
- Catarinense: Figueirense muda estilo de contratação e tem média de 24 anos nos 11 reforços para 2023
- William Pottker se despede do Avaí para acertar com Coritiba: 'Eterno agradecimento'
- Catarinense: Chapecoense apresenta técnico Bruno Pivetti