Avaí lidera ranking de clubes da CBF entre os catarinenses
Em 2023, o time se manteve na Série B do Campeonato Brasileiro com uma boa arrancada na reta final
Florianópolis, SC, 08 (AFI) – O Ranking Nacional de Clubes da CBF ainda não foi divulgado de forma oficial, mas já é possível saber os pontos após o fim do Campeonato Brasileiro. Entre os catarinenses, o Avaí se destaca como primeiro do estado, em 25º lugar.
Em 2023, o time se manteve na Série B do Campeonato Brasileiro com uma boa arrancada na reta final, terminando em 13º lugar com 43 pontos. Na Copa do Brasil, foi surpreendido pelo Retrô-PE, eliminado na primeira fase, com derrota por 3 a 2.
A Chapecoense aparece logo na sequência, em 27º lugar. O time também se livrou do rebaixamento na Série B, em 16º lugar com 40 pontos. O time não participou da Copa do Brasil nesta temporada.
O Criciúma ocupa a 30ª posição. Também não participou da Copa do Brasil, mas em compensação ficou em terceiro lugar na Série B, voltando à elite nacional. O Figueirense aparece em último dos quatro, em 50º lugar.
O Ranking Nacional de Clubes pontua as últimas cinco temporadas dos clubes, levando em consideração suas posições no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. As temporadas mais recentes têm maior peso do que as anteriores.
O ranking é usado para formar também o Ranking Nacional de Federações, usado para definir quantas vagas cada estado tem direito na Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Copa Verde e Série D. A divisão dos potes para sorteio também leva o ranking em consideração.
Confira as posições dos clubes catarinenses no Top 50:
25º – Avaí (5.477 pontos)
27º – Chapecoense (5.331)
30º – Criciúma (4.558)
43º – Brusque (3.348)
50º – Figueirense (2.610)