ATUAÇÕES: Coutinho salva atuação apagada dos convocados de Tite

Suíça fez jogo duro, não deu moleza ao Brasil e segurou empate por 1 a 1

Suíça fez jogo duro, não deu moleza ao Brasil e segurou empate por 1 a 1

0002050321167 img

Campinas, SP, 17 (AFI) – Assim como Alemanha, Espanha e Argentina, o Brasil não estreou na Copa do Mundo com o pé direito. Os comandados de Tite empataram por 1 a 1 diante de uma Suíça bem postada defensivamente. A Seleção Brasileira reclamou muito da arbitragem, que errou em momentos decisivos na partida.

Mesmo assim, a equipe teve uma atuação apagada. Neymar não brilhou, enquanto o protagonismo ficou para Philippe Coutinho, que não conseguiu resolver tudo sozinho. O Brasil começa o Mundial com apenas um ponto.

Philippe Coutinho foi o destaque do Brasil na estreia - Lucas Figueiredo / CBF

Philippe Coutinho foi o destaque do Brasil na estreia

Confira as notas:

Alison – Nota: 4 – Não foi exigido. Pecou no lance decisivo. Em escanteio cobrado dentro da pequena área brasileira, um goleiro no nível de Alison deveria ser soberano e saído para fazer a defesa. Ficou devendo.

Danilo – Nota: 5 – A lateral-direita deve ser um problema para Tite na ausência de Daniel Alves. Danilo teve uma atuação apagada e pouco fez para contribuir para uma possível vitória da seleção brasileira.

Thiago Silva – Nota: 6 – Foi bem. Parece ter amadurecida após duras críticas na Copa de 2014. Mostrou tranqüilidade e precisão na defesa. Pode crescer ainda mais durante o torneio.

Miranda – Nota: 5,5 – Durante os amistosos e até mesmo na estreia, Miranda parece estar um pouco abaixo das participações nas Eliminatórias. Envolveu-se no principal lance de ataque Suíça, mas foi claramente empurrado no lance.

Marcelo: Nota: 5 – Marcelo pareceu muito nervoso. Errou muitos passes e até mesmo um domínio de bola, prática que domina. Braçadeira de capitão acabou pesando?

Casemiro – Nota: 5,5 – Foi duro. Não estava para brincadeira. É um jogador destruidor e fez o seu papel, sem muito destaque, é verdade, mas deu uma boa proteção ao sistema defensivo do Brasi.

Paulinho – Nota: 4. Não era o dia de Paulinho. O volante não conseguiu aparecer com freqüência no ataque e cometeu inúmeras falhas na defesa. Estava atrapalhado. Mesmo assim, teve uma boa oportunidade de gol, chutou mascado.

William – Nota: 5. Willian tentou uma ou mais jogadas de efeito, mas, assim como seus companheiros, estava pouco inspirado. Ficou totalmente apagado no segundo tempo.

Philippe Coutinho – Nota: 7,5 – O cara do Brasil na estreia. O ex-vascaíno marcou um golaço logo no início de jogo e participou das melhores jogadas de ataque da equipe de Tite. Foi uma estrela solitária.

Faltou Neymar ser protagonista neste domingo - Lucas Figueiredo / CBF

Faltou Neymar ser protagonista neste domingo

Neymar – Nota: 5,5 – O atacante foi muito caçado durante toda a partida e bateu no ‘paredão’ formado pela defesa suíça. Não conseguiu produzir como esperado, apesar de tentar chamar a responsabilidade em vários momentos.

Gabriel Jesus – Nota: 5 – Jesus pouco apareceu. Não conseguiu fazer o pivô na forte marcação da Suíça e acabou aparecendo apenas no lance do pênalti, não marcado pela arbitragem.

Fernandinho – Nota: 5 – Fez partida mediana. Não comprometeu, mas também não contribuiu muito. Fez seu papel: um jogador discreto no meio de campo da seleção.

Renato Augusto – Nota: 5,5 – Esse apareceu um pouco mais. Renato Augusto tentou dar um outro ritmo para a seleção. Teve nos seus pés a última chance de gol da seleção, mas a bola não entrou.

Firmino – Nota: 6,5 – Firmino merece destaque. Entrou ligado no jogo e teve duas chances de colocar o Brasil em vantagem. Começa a ameaçar Jesus na briga pela camisa 9.

SUÍÇA – Nota: 7,5 – A Suíça jogou como havia planejado. Forçou a saída de bola brasileira, mostrou forte defensivamente e aproveitou a única oportunidade que teve. Na Copa do Mundo é assim: empate e rumo às oitavas.

Confira também: