Atlético-MG América
Atlético-MG x América-MG - Com astral diferente, Galo defende vantagem contra Coelho

Em vantagem na final do Campeonato Mineiro, o Galo perdeu na estreia da Fase de Grupos da Libertadores e entra em campo pressionado

Já o América-MG goleou na estreia na Copa do Sul-Americana e entra com o emocional renovado, precisando vencer por dois ou mais gols para ficar com o título.

Atlético-MG e América-MG duelam pelo título Mineiro
Atlético-MG e América-MG duelam pelo título Mineiro(Foto: Pedro Souza-Atlético)

Belo Horizonte, MG, 07 (AFI) – De repente, a partida final do Mineiro 2023 vai ser disputada sob o impacto das estreias dos dois finalistas nas disputas sul-americanas, no meio de semana. A vida do Atlético-MG mudou da água para o vinho. Em vantagem na final doCampeonato Mineiro, o Galo perdeu na estreia da Fase de Grupos da Libertadores e entra em campo pressionado no domingo, no Mineirão, às 16h30 contra o América-MG com um astral totalmente diferente.

O palco da final vai estar lotado, com recorde de público garantido. Na quarta-feira a torcida atleticana já tinha comprado 46 mil ingressos, batendo no dia seguinte a sua maior marca do ano, de 46.482 torcedores. O Mineirão deve receber perto de 60 mil torcedores.

Maior campeão mineiro, com 47 títulos, e atual tricampeão, o Galo busca o tetra seguido diante do América, com 16 títulos, o último deles em 2016. Fora da decisão, o Cruzeiro tem 38 títulos, com última conquista em 2018. O Atlético, portanto, briga para manter a hegemonia mineira.

MELHOR CAMPANHA É DO GALO

Com a melhor campanha da primeira fase e após vencer na ida por 3 a 2, o Atlético-MG pode até perder por um gol de diferença que mesmo assim fica com o título. Já o América-MG goleou na estreia na Copa do Sul-Americana e entra com o emocional renovado, precisando vencer por dois ou mais gols para ficar com o título.

No meio de semana, o Atlético-MG perdeu por 1 a 0 para o Libertad-PAR, em pleno Mineirão. O resultado gerou protestos da torcida e duras críticas do técnico Eduardo Coudet à direção atleticana, que não aceitou bem e o treinador balançou no cargo. Do outro lado, o América superou o bicho-papão do Peñarol-URU por 4 a 1 e lidera sua chave na competição.

ATLÉTICO VAI TER HULK

Para a partida, Eduardo Coudet terá como principal novidade a presença do atacante Hulk, que continua sendo decisivo para o time. Ele esteve ausente no jogo de estreia no Paraguai e deve estar com o apetite grande para jogar. O desafio será montar um time competitivo e com emocional forte após a pressão sofrida na quinta-feira.
A tendência é que Patrick e Edenilson estejam no time titular, diferente do time que atuou no primeiro jogo. O último foi vaiado na derrota na Libertadores. Não há nenhum desfalque por disciplina, mas a lista de lesionados continua elevada: Guilherme Arana, Alan Kardec, Allan, Bruno Fuchs e Igor Rabello.

COUDET CRITICA E PEDE DESCULPA

Na derrota, o técnico Eduardo Coudet criticou a diretoria do Atlético-MG: “O que me falaram é que vai ter um investimento em junho. Mas como chegar até junho? Perguntei para o investidor. Como chegar até junho com 20 jogadores? É que há, então vamos trabalhar. Temos muitos bons jogadores. Poucos, mas muito bons. Vamos tentar jogar da melhor maneira. Assim que nos preparamos para jogar uma final “, questionou o técnico Eduardo Coudet.

No final da tarde de sexta-feira, após reunião com a diretoria, ele mudou o discurso e se desculpou: “Reconheço que não era o momento certo de dizer aquelas coisas, nem o melhor local, que seria de forma interna”.

AMÉRICA PROMETE ATACAR

Pelo lado do América-MG, o treinador Vagner Mancini não terá o lateral esquerdo Marlon, expulso no jogo de ida. A baixa não será problema, pois o mesmo é considerado reserva, porém, poderia ganhar uma vaga na final após ter entrado bem no último sábado. Com isso, o treinador deve manter a mesma base da equipe dos últimos jogos. A única dúvida é o atacante Aloísio, que pode dar lugar para Mastriani.

A goleada sobre o Peñarol encheu o América de motivação: “Teremos que atacar o Atlético. Não tem como ganhar da forma que a gente quer se não atacarmos. Mas o imponderável pode acontecer, como aconteceu no domingo. Quando o América empata, é o que acontece. Não tem como ganhar, se não formos corajosos e atacar o Atlético desde o início da partida.”, disse o treinador Vagner Mancini.

FICHA TÉCNICA

Atlético-MG
Atlético-MG
América
América
Fase Fase:
Final
Fase Rodada:
2ª rodada
Fase Data:
09/04/2023
Fase Horário:
16:30
Fase Árbitro:
Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Fase Assistentes:
Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
Fase VAR:
Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Fase Estádio:
Mineirão
Fase Local:
Belo Horizonte (MG)