Athletico Coritiba
Athletico-PR não perde do Coritiba como mandante há 22 anos pelo Brasileirão

Vale lembrar que neste período de 22 anos, os times não se encontraram em sete temporadas por não estarem na mesma divisão

O Coritiba venceu o Athletico-PR pela última vez em 2000, por 3 a 1 pela Copa João Havelange, na Baixada.

Athletico PR Coritiba
Athletico x Coritiba, pelo Brasileirão Foto: Divulgação/Coritiba

Curitiba, PR, 13 (AFI) – O Athletico-PR não perde do Coritiba como mandante há 22 anos pelo Campeonato Brasileiro e vai defender o tabu no clássico Atlhetiba, neste domingo (16), a partir das 19h, na Arena da Baixada, pela 32ª rodada da competição nacional.

O Furacão está invicto como mandante contra o rival pelo Campeonato Brasileiro desde 2000, totalizando uma série positiva de 13 jogos na Série A sob seus domínios. Ao todo, foram oito vitórias e cinco empates, sendo dez deles na Arena da Baixada.

22 ANOS

O Coritiba venceu pela última vez em 2000, por 3 a 1 pela Copa João Havelange, na Baixada. Alexandre, Reginaldo Araújo e Daniel marcaram para o Coritiba, e Lobaton descontou para o Athletico.

Houve uma outra derrota do Athletico-PR pelo Brasileiro em 1993, pelo mesmo placar, no Estádio Couto Pereira, porém o mando era do Furacão.

OUTRAS

Neste período de 22 anos, os times não se encontraram em sete temporadas por não estarem na mesma divisão. O Coxa jogou a Série B em 2006, 2007, 2010, 2018, 2019 e 2021, enquanto o Furacão atuou na Série B em 2012.

Em outras competições, o Athletico teve sete derrotas na Baixada para o Coritiba. A mais recente foi neste ano, pelo jogo de ida da semifinal do Paranaense: 2 a 1, com dois gols de Alef Manga e um de Terans.

Nesta temporada, o Furacão venceu o Athletiba do primeiro turno no Couto Pereira por 1 a 0, com gol de Khellven nos acréscimos, de pênalti. Com este resultado, o Athletico-PR quebrou um jejum de 17 anos sem vitória na casa do rival pelos pontos corridos.

TABELA

Além da tradição do clássico, o jogo entre Athletico-PR e Coritiba será fundamental para os dois times no Brasileirão, afinal Coritiba luta para escapar do risco de rebaixamento e o Athletico-PR tenta se manter na parte de cima para garantir uma vaga na Libertadores do ano que vem.

O Coxa está na 15ª colocação, com 34 pontos, com um jogo a menos, quatro pontos acima da zona de rebaixamento. Já o Athletico-PR está no G6, em 6º lugar, três pontos atrás do Fluminense.

Confira também: