Athletico x Coritiba - Metas opostas e foco na Libertadores
Coxa vem de vitória e quer se distanciar da zona de rebaixamento
Em situações opostas na tabela, Coritiba e Athletico se enfrentam na Arena da Baixada, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro
Curitiba, PR, 14 (AFI) – Com objetivos distintos no Brasileirão, Athletico e Coritiba se enfrentam neste domingo, ás 19h, na Arena da Baixada, pela 32ª rodada. Enquanto o time rubro-negro quer seguir nas primeiras posições, o alviverde tenta evitar a zona de rebaixamento. É o popular ATLETIBA, maior clássico do futebol paranaense.
Os rivais já se enfrentaram 353 vezes, com 136 vitórias do Coxa e 112 do Furacão, com 103 empates. Nas semifinais do estadual, o Coritiba também levou a melhor, vencendo por 2 a 1 e depois empatando por 1 a 1.
No primeiro turno do Brasileirão, pela 13.ª rodada, no estádio Couto Pereira, o Athletico ganhou por 1 a 0 e de forma cruel: com um gol aos 55 minutos do segundo tempo, de pênalti, cobrado por Khellven.
O Athletico defende ainda um tabu de 22 anos sem perder para o Coritiba no Brasileirão. Em 13 jogos, foram oito vitórias e três empates.
COMO CHEGAM OS TIMES
Desde quando chegou á final da Libertadores, o Athletico vem oscilando. O time rubro-negro tem 48 pontos e ainda não se firmou dentro da zona do torneio continental para o próximo ano. O clássico, inclusive, pode servir de impulso nesta reta final. Na última rodada, perdeu para o Corinthians por 2 a 1.
Já o Coritiba vem de vitória por 2 a 1 sobre o Red Bull Bragantino, criando assim uma “gordura” da zona de rebaixamento. O time alviverde tem 34 pontos e não volta ao descenso nem em caso de derrota.
TABU GIGANTE
O Athletico defende ainda um tabu de 22 anos sem perder para o Coritiba no Brasileirão. Em 13 jogos, foram oito vitórias e três empates.
Felipão indicou que irá colocar em campo força máxima. Com isso, é bem capaz que o lateral Khellven, o zagueiro Thiago Heleno, o volante Fernandinho, o meia Alex Santana e o atacante Pablo retornem ao time titular. Isso em relação ao time que perdeu para o Corinthians.
BAIXAS NO ATHLETICO
As baixas do treinador são os jogadores que estão no Departamento Médico e só retornam na próxima temporada: os atacantes Julimar, Marcelo Cirino e Reinaldo.
“Temos um objetivo dentro da competição, não tem nada ganho. Sabemos muito bem a importância de um clássico. Vamos disputar uma final de um torneio muito importante, mas precisamos estar focados também em outras situações”, completou Felipão.
CORITIBA
Do lado do Coritiba, Guto Ferreira não terá Wesley, expulso contra o Red Bull Bragantino. Além do volante, Robinho também está fora. Ele foi diagnosticado com uma lesão na coxa e foi vetado pelo Departamento Médico. Willian Farias e Andrey estão lesionados.
Guto Ferreira indicou duas dúvidas na equipe. Boschilia e Bernardo brigam ppor uma posição no meio de campo. Já no ataque, a disputa é entre José Hugo e Adrián Martínez. Léo Gamalho, artilheiro do time na temporada, segue fora por opção técnica.
“Vir de uma vitória é bom, mas não temos que empolgar. Já aconteceu isso outras vezes, a gente ganhava em casa e perdia fora. Temos que estar focado dentro do nosso objetivo, sem empolgação. Não é assim que vamos chegar lá e ganhar deles. Não vai ser um jogo fácil. É trabalhar e ter humildade”, destacou Bruno Gomes.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Única
- Rodada:
- 32
- Data:
- 16/10/2022
- Horário:
- 19:00
- Árbitro:
- Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
- Assistentes:
- Alessandro Alvaro Rocha de Matos Leirson Peng Martins
- Estádio:
- Arena da Baixada
- Local:
- Curitiba-PR
Confira também:
- Felipão já vislumbra aposentadoria depois do Athletico-PR "Já tomei a decisão"
- Orlando Ribeiro tem dúvida na lateral direita do Santos
- Copa do Brasil: Corinthians anuncia treino aberto na Arena antes da final
- Lucas Braga diz que foco do Santos é a Libertadores 'Dá para sonhar'
- Palmeiras x São Paulo - O último Choque-Rei da temporada