Athletico 1 x 0 Coritiba - Hegemonia nas mãos do Furacão
Athletico marca no fim contra o Coritiba e mantém a hegemonia no clássico Atletiba. O Furacão fica em 6.º e deixa o Coxa em 15.º lugar.
A vitória manteve o Athletico firme no G-6, em sexto lugar, agora com 51 pontos, abrindo quatro na frente do Atlético-MG, em 7º com 47
Curitiba, PR, 16 (AFI) – Com um gol de Alex Santana, aos 44 minutos do segundo tempo, o Athletico venceu o Coritiba e levou a melhor em mais um clássico Atletiba realizado na capital paranaense, desta vez, na Arena da Baixada, pela 32.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Finalista da Copa Libertadores da América, o Furacão não poupou jogadores e, num jogo equilibrado, acabou vencendo num descuido nos minutos finais.
A vitória manteve o Athletico firme no G-6, em sexto lugar, agora com 51 pontos, abrindo quatro na frente do Atlético-MG, em sétimo com 47. O Furacão manteve também o tabu de 22 anos sem perder para o Coritiba no Brasileirão. Em 14 jogos, foram nove vitórias e três empates.
O Coritiba continua em 15.º lugar, com 34 pontos, ainda preocupado com a ameaça de rebaixamento. O maior problema do Coxa é a falta de pontos fora de casa, onde ainda é o único clube a não vencer nesta temporada. Em 15 jogos, foram 13 derrotas e dois empates.
MARCAÇÃO REFORÇADA
Mesmo com os técnicos reforçando o sistema de marcação no meio-campo, o primeiro tempo foi bastante movimentado. Luis Felipe Scolari, o Felipão, escalou dois volantes – Erick e Fernandinho – na proteção de sua defesa. De outro lado, Guto Ferreira escalou três volantes – Trindade, Bruno Gomes e Bernardo, além doa meia Boschilia para completar o quarteto.
O Coritiba iniciou aproveitando a velocidade, até surpreendendo por sua postura. A melhor chance, porém, saiu aos 28 minutos. Boschilia cobrou escanteio em curva, o goleiro Bento ainda resvalou na bola que bateu no travessão e saiu. Um susto.
DOIS GOLS ANULADOS
O Athletico também foi ao ataque e marcou duas vezes, porém, em ambos os lances com impedimento confirmado pelo VAR. O primeiro aos 32 minutos, quando Vitinho marcou, porém, Pablo estava impedido no início da jogada.
O segundo lance ocorreu aos 48 minutos, quando Terans recebeu impedido e cruzou em direção a três jogadores em posição de finalização. Na ânsia de aliviar, o zagueiro Luciano Castán colocou a bola em suas próprias redes. Mas o lance foi invalidado.
MESMO CENÁRIO
O segundo tempo começou com o mesmo cenário. Sentindo perder a posse de bola, Felipão reforçou o meio-campo, tirando o meia Terans para a entrada do volante Alex Santana. Uma estratégia que ele pode usar diante do Flamengo na final da Copa Libertadores no próximo dia 29, no Equador.
A torcida rubro-negro se animou apenas aos 20 minutos, quando o artilheiro Vitor Roque entrou no lugar de Pablo. Num movimento contrário, Guto Ferreira tirou o meia Boschilia para a entrada do atacante Adrián Martínez, aos 24 minutos, pelo lado do Coxa. O jogo ficou aberto.
Aos 26 minutos, Cuello apareceu bem dentro da área e chutou no canto, mas o goleiro Gabriel espalmou para fora. Aos 32 minutos, o Coritiba quase abriu o placar. Bruno Gomes levantou a bola na área em falta na linha lateral, Martinez desviou e a bola ainda tocou em Erick, exigindo uma grande defesa do goleiro Bento.
SEGURANÇA AGRESSIVO
Um lance curioso aconteceu aos 40 minutos, quando Alef Manga, que tinha sido substituído, ia se encaminhando para o banco de reserva. Ele era acompanhado por um segurança, mas logo chegou um segundo segurança que foi para cima do jogador, que encarou e reclamou do árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima.
O jogo seguia aberto e num lance poderia ser decidido. Foi o que aconteceu aos 44 minutos, quando a defesa do Corinthians se atrapalhou na saída e Thonny Anderson perdeu a bola para Alex Santana. Ele ajeitou e bateu no canto, fazendo 1 a 0. Na festa com a torcida, o ‘artilheiro da noite’ se empolgou, tirou a camisa e recebeu o cartão amarelo. Os últimos minutos foram tensos, mas terminou mesmo 1 a 0.
PRÓXIMOS JOGOS
Na 33.ª rodada, o Athletico vai sair diante do Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista (SP), dia 22 (sábado), às 16h30. O Coritiba também vai atuar fora de casa, mas no dia 20 (quinta-feira) diante do São Paulo,no Morumbi.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Única
- Rodada:
- 32ª
- Data:
- 16/10/2022
- Horário:
- 19:00
- Árbitro:
- Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
- Assistentes:
- Alessandro Rocha de Matos (RS) e Leirson Peng Martins (RS)
- Cartões Amarelos:
- Athletico: Pedrinho, Fernandinho e Alex Santana
- Coritiba: Alef Manga e Trindade
- GOLS:
- Athletico: Alex Santana 44’/2T
- Público:
- 29.599
- Renda:
- R$ 760.770,00
- Estádio:
- Arena da Baixada
- Local:
- Curitiba (PR)
Confira também:
- Oscilando, Felipão fala em alívio após vitória do Athletico-PR
- Mancini espera retorno de lesionados para reforçar o América-MG diante do Flamengo
- Mais confiante, Santos visita Bragantino para ter chances de ir para Libertadores
- Avaí 0 x 3 Fluminense - Tricolor encerra série negativa e volta ao G4
- Juventude 1 x 1 Atlético-GO - Ju busca empate e complica Dragão no Brasileirão