Athletic Ferroviária
Athletic-MG 1 x 2 Ferroviária - Locomotiva vence mais uma e chega à final da Série D pela primeira vez em sua história

Com o resultado, o time paulista chega à final da Série D pela primeira vez em sua história

A equipe de Araraquara voltou a vencer o Athletic-MG, desta vez pelo placar de 2 a 1, e garantiu sua vaga à grande decisão da competição nacional

Ferroviaria bate Athletic e esta na final da Serie D e1694377032148
Foto: Tiago Pavini / Ferroviária SAF

Belo Horizonte, MG, 10 (AFI) – A Ferroviária é finalista da Série D do Campeonato Brasileiro 2023. Na tarde deste domingo (10), no Independência, a equipe de Araraquara voltou a vencer o Athletic-MG, desta vez pelo placar de 2 a 1, e garantiu sua vaga à grande decisão da competição nacional. No jogo de ida, o time grená havia vencido por 1 a 0.

Com o resultado, o time paulista chega à final da Série D pela primeira vez em sua história. Do outro lado, o Athletic se despede da divisão nacional, mas está garantido na Série C de 2024, em sua primeira participação na Série D.

A classificação ainda significa para a Ferroviária voltar a uma final de competição nacional depois de 29 anos. A última vez foi em 1994, na Série C do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o time de Araraquara perdeu o título para o Novorizontino, mas garantiu o acesso à Série B.

https://www.youtube.com/watch?v=-kzQPbu2Pzk

LOCOMOTIVA NA FRENTE

A partida em Belo Horizonte começou com a pressão do Athletic. Jogando diante de sua torcia e precisando do resultado, o time mineiro se lançou ao ataque, mas com pouca objetividade. Aos sete, Antônio Falcão cruzou com perigo na área, mas a bola passou por todo mundo, com muito perigo ao gol de Saulo.

Aos 17, o time da casa chegou mais uma vez com perigo. Em erro de saída da Ferroviária, Adilson recuperou e bateu, mas a defesa paulista conseguiu desviar. Porém, quem sorriu primeiro foi a Ferroviária. Aos 27, em contra-ataque, Vitor Barreto recebeu cruzamento na área, e de primeira, abriu o placar no Independência.

O time da casa respondeu aos 30. Antônio Falcão cobrou escanteio e Edson, na área, mandou para fora. Um minuto depois, Pilar recebeu cruzamento e bateu firme para um milagre de Glauco, que com os pés, salvou o segundo gol da Ferroviária.

O final da primeira etapa foi agitado. Aos 42, em cruzamento na área paulista, Gustavo Medina cortou para trás e encobriu Saulo. O goleiro, porém, se recuperou e evitou o empate. Aos 44, foi a vez de Glauco defender falta e mandar para escanteio. Falcão teve mais uma chance de empatar aos 46, mas o camisa 10 tropeçou na área e perdeu.

HISTÓRICO!

Na volta para o segundo tempo, o Athletic até esboçou uma reação, mas logo aos oito minutos, a Ferroviária praticamente “fechou o caixão”. Saulo cobrou falta para Pilar, que escorou de peito para Felipinho. O camisa 17 ajeitou e bateu com categoria, para ampliar o placar da partida em 2 a 0 e o agregado em 3 a 0.

Aos 10, Patrick teve a chance de diminuir o placar, mas ao receber rebote, dentro da pequena área, isolou. A Ferroviária respondeu aos 19. Pilar achou Vitor Ricardo, que dentro da área, parou em Glauco, que evitou o terceiro. Mas, a partir dos 24, o jogo ganhou novas emoções.

Douglas Pelé invadiu a área, tirou da defesa da Ferroviária, foi derrubado e a arbitragem assinalou pênalti. Porém, após quase seis minutos de análise no VAR, foi marcado impedimento de Douglas Pelé na jogada, anulando a penalidade.

Aos 38, o gol do Athletic saiu do papel. Após lançamento de Carlos Eduardo na área, Allan Dias entrou por trás da zaga e tocou por cima de Saulo, diminuindo o placar. Aos 43, em bola na área da Ferroviária, a zaga cortou mal e quase mandou contra, mas Saulo salvou. O goleiro salvou o empate novamente aos 45, quando Jemmes, sozinho, errou o chute e o paredão defendeu.

Aos 51, em rebote da defesa, Patrick Santos chutou com força, mas Saulo novamente salvou a Ferroviária de sofrer o empate. Em sequência, Carlos Eduardo fez falta dura em Xavier, que quis tomar satisfação. Assim, os dois foram expulsos. O jogo ainda teve mais uma boa defesa de Glauco, em falta de Lucas Rodrigues, antes de acabar, com 12 minutos de acréscimos, em 2 a 1 para a finalista Ferroviária.

PRÓXIMOS DESAFIOS

Finalista, agora a Ferroviária aguarda o vencedor do duelo entre Ferroviário e Caxias, que acontece ainda neste domingo (10), para conhecer seu adversário na grande final. No jogo de ida, as equipes empataram no Rio Grande do Sul em 1 a 1.

FICHA TÉCNICA

Athletic
Athletic
1 2
Ferroviária
Ferroviária
Fase Fase:
Semifinal
Fase Rodada:
2ª rodada
Fase Data:
10/09/2023
Fase Horário:
15:00
Fase Árbitro:
Alisson Sidnei Furtado (TO)
Fase Assistentes:
Fabio Pereira (TO) e Cipriano da Silva Sousa (TO)
Fase VAR:
Rodrigo Nunes de Sa (VAR-FIFA) – RJ
Fase Cartões Amarelos:
Athletic : Cícero Júnior, Edson, Patrick Santos, Gui Mendes
Ferroviária: Vitor Ricardo, Lucas Rodrigues, Saulo, Thomaz, Alysson Dutra, Ronaldo Alves, Pilar, Ynaiã
Fase Cartões Vermelhos:
Athletic : Carlos Eduardo
Ferroviária: Xavier
Fase GOLS:
Athletic : Allan Dias – 38’2T
Ferroviária: Vitor Barreto – 27’1T, Felipinho – 8’2T
Fase Estádio:
Independência
Fase Local:
Belo Horizonte (MG)

Confira também: