Athletic-MG: Relembre ascensão meteórica do clube desde 2018
Clube reativou o futebol profissional após mais de 40 anos e se tornou SAF em 2021
No último sábado (2), o Athletic eliminou o Bahia de Feira no Mineirão e garantiu o primeiro acesso à Série C do Campeonato Brasileiro
São João del-Rei, SP, 04 (AFI) – Recém-classificado à Série C de 2024, o Athletic-MG reativou o futebol profissional na temporada de 2018. O clube de São João del-Rei-MG foi fundado em 1909, mas teve uma longa interrupção em suas atividades em 1970. Na atual Série D, bateu o Bahia de Feira na fase de quartas de final e garantiu um acesso histórico, já que faz sua primeira participação em um Campeonato Brasileiro.
O “jogo do acesso” aconteceu no Mineirão, já que Estádio Joaquim Portugal – onde o Athletic manda seus jogos – não comporta os 4.000 torcedores exigidos pela CBF para esta fase do campeonato. Mesmo com derrota por 1 a 0, os mineiros conquistaram a classificação por terem vencido o primeiro jogo, em Feira de Santana, por 2 a 0. O centroavante Brandão foi o autor dos dois gols.
2018 e 2019
No primeiro ano após a reativação, 2018, o clube conquistou o vice-campeonato da 2ª divisão do Mineiro, o que lhe garantiu vaga no Módulo II do estadual na temporada seguinte. Já em 2019, o time conseguiu se manter na divisão, mas não passou da fase classificatória.
2020
O grande retorno à elite do futebol mineiro aconteceu em 2020, quando o Alvinegro se sagrou vice-campeão do Módulo II e começou a ganhar destaque no estado.
2021
A primeira temporada na elite, em 2021, foi de adaptação ao campeonato, e o time teve desempenho mediano. Apesar da não classificação, conseguiu uma vaga no Troféu Inconfidência, vencido pelo Pouso Alegre. Neste ano, o clube foi um dos pioneiros a se tornar SAF (Sociedade Anônima do Futebol), com o investimento do empresário Vinicius Diniz, dono de 90% das ações da SAF por meio do grupo Futbraz.
2022
Enfim, em 2022, um feito histórico. O clube conseguiu se classificar para as semifinais do Mineiro, em que acabou derrotado pelo Cruzeiro, mas garantiu uma vaga na Série D e na Copa do Brasil de 2023. Esta foi a primeira participação do Esquadrão de Aço nas competições nacionais em toda sua história.
ATHLETIC NA SÉRIE C
O Mineiro de 2023 foi tão bom quanto o anterior. Novamente o time chegou às semifinais, eliminado pelo Atlético, e foi o melhor time do interior no campeonato. Apesar da eliminação na primeira fase na Copa do Brasil, para o Brasiliense-DF, o clube subiu de divisão e disputará a Série C em 2024. Inclusive, descontou a derrota para o Jacaré na segunda fase.
Confira também:
- MINEIRO: Dois jogos agitaram 2ª divisão
- Natalzinho, VP da Federação de Rondônia, perde direito a regime semiaberto e retorna à Colônia Penal
- Série C: Substitutos dos quatro rebaixados já estão definidos. Confira!
- Série D: Ferroviária conquista acesso e treinador celebra crescente: 'Foi passo a passo'
- Série D: CBF divulga tabela detalhada das semifinais