Até onde Sylvinho vai chegar com o Timão ?

Acho que vai chegar em quarto lugar. Título ficará entre Flamengo e Atlético-MG

No começo ele pareceu até bizarro, mas, aos poucos, dominou time dentro de campo

apresentacao.sylvinho.2021 e1633549644807
Sylvinho quer sistema defensivo como o melhor do campeonato - Foto: Divulgação/Corinthians

Quem me acompanha neste espaço deve se lembrar das duras críticas que fiz ao técnico Sylvinho, depois dos primeiros jogos em que ele dirigiu o time o Corinthians no Brasileirão. Naquela ocasião, a produção do time era baixa e não passava nenhum otimismo a fiel torcida..

Lembro até de algumas imagens que a tv divulgou onde o atual treinador corintiano dava preleção a seus comandados de uma forma tão bizarra que nos passou a ideia de que ele não ficaria mais do que algumas semanas no cargo.

Eu mesmo cheguei a dizer que, pelas amostras que Sylvinho deu no início de seu trabalho, ele não tinha nenhuma condição de comandar um clube do tamanho do Corinthians, apesar de ter sido jogador titular do alvinegro paulistano durante muitos anos.

A diretoria do clube, no entanto, fez questão de prestigia-lo e, ao faze-lo lhe deu a a chance de montar uma equipe titular de boa qualidade que, passou a ganhar pontos seguidamente até atingir o estágio em que está com exibições convincentes e uma sequência de dez jogos sem perder (5 vitórias e 5 empates).

AINDA EM DÚVIDA

Eu ainda continuo em dúvida se Sylvinho é ou não o técnico ideal para o Corinthians, mas sou obrigado a reconhecer que depois de escolher os jogadores que já estavam no elenco e mereciam ser titulares e receber mais quatro reforços (Willian, Renato Augusto, Roger Guedes e Giuliano) ele atingiu seu objetivo: o de montar um time bem organizado, de boa qualidade técnica e de jogadores interessados não só em valorizar o coletivo mas também em individualizar as jogadas quando isso se fizesse necessário.

A partir daí, o Corinthians só cresceu e, como disse acima, não perdeu mais nenhum jogo. Com a conquista de vinte pontos em dez jogos, o Timão chegou ao quarto lugar na classificação geral do campeonato e está cada vez mais perto de conquistar uma vaga na próxima Libertadores da América sem precisar disputar a pré-Libertadores no começo de 2022.

Mas se esse time evoluiu tanto, ele pode ser campeão brasileiro ainda neste ano, perguntaria um integrante da fiel? Minha resposta é: não, ser campeão do Brasileiro 2021 não dá. Mas ser no mínimo terceiro colocado ou até vice campeão, há sim alguma possibilidade.

NOVA REALIDADE

Diante dessa nova realidade somos totalmente favoráveis a manutenção do Sylvinho como treinador, apesar de não gostar muito de seu estilo de trabalho e, em especial, das suas preleições. Um dos maiores acertos deste treinador foi escolher bem o jogador ideal para cada posição ao montar seu time base.

Por exemplo: antes, Gil era o zagueiro central, e ninguém discutia. Hoje, esta função é do jovem João Victor, que não só marca bem como sabe sair jogando (tanto que é no Brasileirão 2021 o zagueiro que mais acerta passes no campeonato). Gil passou a ocupar a quarta zaga tendo Fagner pela direita e Fabio Santos pela esquerda.

No meio campo onde está o coração do time, só tem jogador técnico e rodado. Jogam ali Cantillo (colombiano), Giuliano, Gabriel Pereira, Renato Augusto e Willian.  Na frente, sempre a procura de espaços, o competente Roger Guedes, que além de excelente domínio de bola também sabe fazer gols.

TIME COMPETITIVO

Ou seja. O Corinthians passou a ter de algumas semanas para cá, um time competitivo, difícil de ser batido e com ótimo aproveitamento ofensivo. Ali, além de Guedes, ainda tem o veterano Jô, que marcou um gol contra o Bahia e superou o paraguaio Romero como maior goleador da Arena corintiana desde sua inauguração.

E para completar. O jogo de terça-feira passada foi o primeiro do Corinthians na Arena de Itaquera com o nome de Neo Quimica, que antes era conhecida apenas como Itaquerão.

Nada menos do que 10.624 torcedores estiveram presentes, seguindo todo o protocolo exigido pela CBF. Sylvinho e seus jogadores vibraram com a presença da Fiel, que ocupou apenas 30 por cento da Arena, público autorizado pela Secretaria Estadual de Saúde. Um público entusiasmado, vibrante, que fez muito jogador arrepiar de emoção quando os primeiros gritos de guerra da Fiel começaram a acontecer.

Após esta vitória, o Corinthians assumiu a quarta colocação no Campeonato Brasileiro com 37 pontos ganhos. Em 24 jogos disputados, o Timão conseguiu 9 vitórias, 10 empates e teve 5 derrotas. Marcou 27 gols e sofreu 22. Seu saldo positivo é de 5 gols. A frente do Corinthians estão Atlético MG com 49, Palmeiras com 39 e Flamengo com 38.

No título deste texto eu pergunto: Até onde Sylvinho vai chegar com o Timão?
Resposta: estará entre os quatro primeiros colocados. Mas não acredito na conquista do título. Este estará entre Atlético-MG, meu favorito, e Flamengo. Apenas.

Confira também: