Revelado por Kokan Gonçalves, jovem atacante marca e da titulo a Sub-16 do Grêmio

Com 58 anos, Kokan Gonçalves é atualmente Diretor de Capacitação de Atletas pelo Nação Esporte F.C., de Santa Catarina

Grêmio
Foto: Divulgação

Porto Alegre, RS , 16 (AFI) – O Grêmio-RS sub-16 conquistou o título da MGF Cup da categoria na manhã deste domingo (15), ao vencer o Botafogo-RJ por 1 a 0, com gol do atacante Harlley Hanry, que foi um dos destaques do torneio. Harlley é um atleta revelado por Kokan Gonçalves, um dos maiores garimpeiros de jovens talentos no Brasil.

A conquista do Grêmio na MGF Cup Sub-16 foi de forma invicta, e o jovem atacante Harlley Hanry foi um dos destaques na campanha do time gaúcho, sendo o autor do gol que deu o título ao seu time. O jogador é formado na base do Nação Araquari, que tem como seu diretor de Capacitação Kokan Gonçalves. Foi através dele que o artilheiro foi descoberto e chamou a atenção do Tricolor, que o contratou em setembro deste ano.

Além de Harlley Hanry, o diretor de Capacitação Kokan Gonçalves já revelou centenas de jovens atletas que hoje atuam em grandes clubes do futebol brasileiro, na Europa e na Seleção Brasileira. Recentemente, passou pelas suas mãos o jovem goleiro Cauã Miguel, que atua na base do Botafogo-RJ, o atacante Wallace, da base do Internacional, e Robinho, atacante que joga no Sub-20 do Fortaleza, entre outras grandes revelações.

Veja mais sobre Kokan Gonçalves

Com 58 anos, Kokan Gonçalves é atualmente Diretor de Capacitação de Atletas pelo Nação Esporte F.C., de Santa Catarina. Ex-atleta de futebol, jogou por clubes como América-SP, Imperatriz-MA, Ubiratã-MS, Nacional-SP, São Caetano-SP, Novorizontino-SP, Ituano, e a Seleção Carioca, entre outros. Como técnico, comandou o Atlético Paranavaí-PR, Cianorte-PR, Prudentópolis, Verê-PR, Manauara-AM, o Projeto Naves, do Santos FC, e o Nação-SC, onde permanece, mas em outra função.

Conhecido por revelar e dar oportunidades a jovens jogadores, o profissional foi responsável por observar e apostar em atletas que se destacam e se destacaram no futebol brasileiro e mundial, como o defensor Danilo Avelar, que passou por Corinthians, América Mineiro (onde atuava até 2023), e teve sua carreira em destaque jogando fora do Brasil. Avelar atuou por seis temporadas na Itália, jogando no Torino e Cagliari, além de ter jogado na Ucrânia pelo Karpaty, na França pelo Amiens SC e na Alemanha pelo Schalke 04.

Outros grandes atletas passaram pelas mãos de Kokan Gonçalves, como o zagueiro Miranda, que se aposentou em 2023. Tricampeão com o São Paulo, também passou pela Seleção Brasileira, jogou no futebol chinês pelo Jiangsu Suning, no Coritiba-PR, no Inter de Milão, na Itália, no Atlético de Madrid, conquistando cinco títulos, entre eles a Liga Europa.

A lista de atletas é enorme, e os mais recentes são o meia Alisson, de 18 anos, joia do Atlético Mineiro, que tem multa de 60 milhões de euros, e Matheus Dias, de 21 anos, meia do Internacional-RS, convocado recentemente para a Seleção Brasileira que disputou os Jogos Pan-Americanos de 2023 no Chile.

Com passagens por vários clubes como atleta, Kokan Gonçalves comandou várias equipes como técnico, tanto na base quanto no profissional, e tem em sua carreira 14 títulos. Entre eles, cinco campeonatos com times Sub-17, seis com times Sub-20, três títulos com o Nação Esporte Sub-20, além de uma grande marca de sete acessos como treinador.

Confira também: