Argentina é tri. Ninguém merecia mais do que Messi !
Messi, um dos maiores jogadores de futebol que o mundo já produziu, atingiu seu objetivo neste domingo lá no Catar
A Argentina, como já tinha conquistado dois títulos anteriormente, chegou ao tri com todos os méritos. E sob o comando de Messi
São Paulo, SP, 18 (AFI) – Argentina é tricampeã do mundo. Messi, um dos maiores jogadores de futebol que o mundo já produziu, atingiu seu objetivo neste domingo lá no Catar. Num jogo que teve prorrogação e decisão nos pênaltis, a Argentina derrotou a França e levantou a Taça.
É a nova campeã mundial de futebol. Como já tinha conquistado dois títulos anteriormente, chegou ao tri com todos os méritos. A França, então campeã, foi decepcionante no primeiro tempo da partida. Só quando faltavam quinze minutos para o jogo terminar no seu tempo normal, ela conseguiu dois gols através de Mbappé (um de pênalti) e chegou a um improvável empate (estava 2×0 para a Argentina).
Como consequência, o jogo foi para a prorrogação de 30 minutos. Como a igualdade continuou, a decisão foi para os pênaltis. Mbappé fez o primeiro para a França. Messi fez o primeiro para a Argentina. Depois vieram as outras cobranças. Os franceses perderam duas e o goleiro Martinez, da Argentina, defendeu uma. Vitória dos argentinos. Placar final, Argentina 4 x França 2.
MESSI E O TRI
Argentina tri e Messi campeão do mundo pela primeira vez. Título que ele mereceu integralmente. Mesmo porque ele carregou a Argentina nas costas e foi o herói máximo do time campeão não só como capitão e mas também como artilheiro: sete gols. Mbappé, seu companheiro de PSG, fez 8 gols e foi o artilheiro máximo da Copa.
Esta foi, sem dúvida, uma final digna de uma Copa do Mundo. A Argentina, que ganhou o jogo e o título, teve em Emiliano Martinez um goleiro muito seguro. Nos pênaltis ele defendeu um. Na defesa, Otamendi foi o melhor de todos. Desarmou, saiu jogando, orientou os companheiros.
No meio campo destaque para Allister e Di Maria (que fez um dos gols durante os noventa minutos de jogo). Acuña entrou em seu lugar e manteve o nível. O técnico Lionel Scaloni merece muitos elogios.
Quando perdeu o primeiro jogo da Copa, logo na abertura, mudou todo o time e achou uma formação de bom nível. Sempre acertou nas substituições. Um técnico jovem (tem quarenta e poucos anos) e ainda vai dar o que falar.
NA FRANÇA
Na França, o goleiro Lloris fez bem sua parte. Não teve culpa nos gols. Ma também não pegou nenhum pênalti. Na zaga o melhor foi Theo Hernandez. No meio campo Griezmann, que tinha sido o melhor do time nos jogos anteriores, negou fogo. Não jogou nada e foi substituído.
Dembelé entrou e jogou bem. Mbappé foi o melhor do time e o melhor do jogo ao lado de Messi. Thuran entrou com o jogo em movimento e mudou a cara do ataque francês. Jogou muito e foi decisivo na reação da França no jogo. Técnico.
DESCHAMPS FOI MAL
Didier Deschamps estava num dia pouco inspirado. Escalou mal o sei time, escolheu alguns jogadores errados nas substituições e só se recuperou do final do segundo tempo para frente. Um dos culpados pela derrota francesa.
E para terminar, algumas curiosidades. Na decisão nos pênaltis, quem cobrou o primeiro da França foi seu melhor jogador, Mbappé. Quem cobrou o primeiro pênalti da Argentina foi Leonel Messi. Lembro que no Brasil, contra a Croácia, quem cobrou o primeiro pênalti brasileiro foi o jovem Rodrigo.
Deveria ter sido Neymar. Mas Tite gosta de inventar e escalou Rodrigo. Prova da enorme incompetência de técnico brasileiro para dirigir a Seleção.
O MELHOR E OUTROS
Mas voltemos à Argentina. Messi tornou-se o jogador com mais jogos disputados nas Copas do Mundo. Com 35 anos, chegou a 26 jogos. O alemão Matthaus tinha 25. Arquibancadas laterais ao gramado, não estiveram cheias. Tinha muitos vazios dos dois lados. Prova de que os ingressos da final estavam realmente caros.
Mbappé ganhou a chuteira de ouro da Copa. Martinez, goleiro da Argentina, ganhou o troféu de melhor goleiro da competição. Narradores argentinos deliraram quando o jogo terminou. E declararam que “Messi é patrimônio da humanidade”. Talvez um exagero, mas por tudo que fez nesta Copa, até merece um elogio desse tamanho.
Bem, acabou a Copa. A partir de agora, férias para os jogadores que disputaram o Mundial. Aqueles que ficaram de fora já começaram a treinar para a temporada 2023. O Paulistão começa dia 15 de janeiro.
Sem Copa no ano que vem, o calendário estará mais leve. Vai sobrar mais tempo para os técnicos trabalharem. Particularmente, espero uma reformulação total na Seleção Brasileira. Do técnico à maneira de preparar o time.
Ou o Hexa nunca vai ser conquistado.
Confira também:
- Com 48 equipes, próxima Copa promete ser a mais 'democrática' da história
- Messi celebra fim do 'sofrimento' da Argentina: 'Era a Copa certa'
- Scaloni evita polêmica com Mbappé e diz que craque francês foi mal interpretado
- Pelé parabeniza Argentina pelo tri e lembra de Maradona: 'Está sorrindo agora'
- COPA: Messi e Argentina são exaltados por Neymar, Ronaldo e outras personalidades
Noticias Relacionadas
-
Blog do Ari - Ponte Preta, agora, precisa um ponto por jogo
23/10/2024 -
Sérgio Carvalho: São Paulo pega Vasco para colar no Flamengo
16/10/2024 -
Blog do Ari - Vice-líder em 2023, Guarani derrapa na lanterna
29/09/2024 -
Sérgio Carvalho - Clássico paulista no Mané Garrincha
27/09/2024