Argentina 3 x 0 Croácia - Messi coloca a bola debaixo do braço e leva a Argentina à final

Com uma atuação brilhante de seu camisa 10 e do jovem Julián Alvarez, os argentinos superaram a Croácia por 3 a 0

Agora a Argentina aguarda o vencedor entre França e Marrocos para saber quem irá enfrentar na finalíssima no domingo.

Sob o comando de Messi, Argentina vai à final
Messi e Julián Alvarez decidiram para a Argentina (Foto: Divulgação/FIFA)

Campinas, SP, 13 (AFI) – Sem dúvidas é a melhor Copa do Mundo de Lionel Messi e quis o destino, em sua despedida em mundiais, colocasse a bola debaixo do braço, para levar a Argentina a mais uma final. Com uma atuação brilhante de seu camisa 10 e do jovem Julián Alvarez, os argentinos superaram a Croácia por 3 a 0, nesta terça-feira no estádio Lusail, em Al Daayen, no Catar e agora esperam o vencedor entre França e Marrocos para saber quem irá enfrentar na finalíssima no domingo.

Os dois lideraram com apresentações de gala o triunfo sobre os croatas E deixaram eufórica uma multidão de argentinos no Lusail Stadium. Messi carregou a seleção da Argentina nesta semifinal, o camisa 10 abriu o placar numa cobrança de pênalti perfeita, sem chance para Livakovic. Pênalti esse sofrido pelo jovem Julián Alvarez, que viria a marcar mais duas vezes.

No primeiro, aos trancos e barrancos, no melhor estilo de “raça hermana”, venceu a defesa croata. O segundo, viria numa brilhante jogada individual de Messi, que chamou o zagueiro Gvardiol para dançar e rolou para o camisa nove, que apenas arrematou para as redes.

kovacic messi brozovic 1 1 1 1 1
Messi “bailou” na zaga da Croácia (Foto: Rodrigo Villalba/Futebol Interior)

SEM DIFICULDADE

Os argentinos não encontraram dificuldade para despachar o rival europeu e mostraram à seleção brasileira o que era preciso ser feito diante da equipe de Luka Modric, que pouco fez nesta terça. Goleiro Emiliano Martínez quase não trabalhou numa noite em que a Argentina foi dominante.

O time sul-americano busca encerrar jejum de 36 anos e levantar a terceira taça da Copa. Para isso, terá de vencer França ou Marrocos, que decidem quem será o segundo finalista nesta quarta-feira, no Al Bayt. A decisão será no domingo, às 12h (de Brasília), novamente no Lusail.

Ao fazer de pênalti o gol que abriu o caminho para a vitória, Messi, acostumado a pulverizar recordes, superou Batistuta e se tornou o maior goleador argentino na história das Copas, com 11 gols. Também se igualou a Mbappé, seu colega no Paris Saint-Germain, na artilharia do torneio – ambos foram às redes cinco vezes – e, em sua 25ª partida, virou o atleta com mais jogos em Mundiais ao lado do alemão Lothar Matthäus.

JULIÁN ALVAREZ

Messi não tem jogado “sozinho” como no passado. No Catar, tem a companhia de atletas que estão na mesma rotação que ele. Julian Álvarez, revelado pelo River Plate, é um deles. Uma das principais revelações do futebol argentino, o jovem de 22 anos do Manchester City sofreu o pênalti que o camisa 10 converteu no ângulo esquerdo aos 34 minutos e definiu o passeio argentino com dois gols.

O seu primeiro ele marcou na base do talento e da insistência. Deixou ao menos dois marcadores para trás e contou com a falha de Sosa para invadir a área e tocar com o peito do pé para as redes.

JOGADA DE MESSI

O segundo dele, terceiro da Argentina, saiu após jogada de gênio de Messi, para quem o esplêndido é comum. O camisa 10 tirou Gvardiol, um defensor 15 mais jovem que ele, para dançar um tango na linha de fundo por uns 30 metros. O craque argentino deixou o zagueiro croata para trás, entrou na área e serviu Álvarez, que definiu com precisão.

O gol antológico selou o triunfo no Lusail e fez os torcedores reverenciarem Messi e Álvarez, de gerações diferentes, mas de semelhante talento. Messi e Álvarez, juntos, têm nove gols no Mundial catariano.

Anestesiados, os croatas nada fizeram. Até tentaram. Trocaram muitos passes, mas sem efetividade, foram engolidos pelos argentinos, eficientes em seus contra-ataques. Nada deu certo numa noite histórica para a seleção alviceleste, de volta a uma decisão de Copa depois de oito anos.

FICHA TÉCNICA

Argentina
Argentina
3 0
Croácia
Croácia
Fase Fase:
Semifinal
Fase Rodada:
1ª rodada
Fase Data:
13/12/2022
Fase Horário:
16:00
Fase Árbitro:
Daniele Orsato (Itália)
Fase Assistentes:
Ciro Carbone (Itália) e Alessandro Giallatini (Itália)
Fase Cartões Amarelos:
Croácia: Livakovic e Kovacic
Argentina: Romero e Otamendi
Fase Cartões Vermelhos:
Croácia: Mario Mandzukic (auxiliar).
Fase GOLS:
Argentina: Messi 33’/1T, Julián Álvarez 39’/1T e 23’/2T
Fase Público:
88.966
Fase Estádio:
Lusail
Fase Local:
Al Daayen (Catar)

Confira também: