Árbitro homossexual relata dificuldade em ser escalado para partidas

O profissional afirmou que pode estar sofrendo restrições nas escalas da CBF

O árbitro assistente John Andson deu declarações graves durante um programa de rádio em Pernambuco

Árbitro homossexual relata dificuldade em ser escalado para partidas
Foto: Reprodução

Campinas, SP, 14 (AFI) – O árbitro assistente John Andson, deu declarações graves durante o Fórum Esportivo do programa Rádio Jornal, de Pernambuco. Ele entrou ao vivo para debater melhorias para a arbitragem brasileira e falou sobre algumas dificuldades que vem enfrentando nessa esfera do futebol.

Durante a entrevista, o profissional disse que pode estar sofrendo retaliações nas escalas de arbitragem da Comissão de Arbitragem da CBF por ser homossexual. Como consequência, o bandeirinha também relatou que está passando por dificuldades porque vive de arbitragem. 

‘’Eu não posso afirmar 100%. Mas se ele (formador das escalas) formou um grupo seleto, que para ele são os melhores, por que tirar um árbitro que vinha em ascensão? No meu primeiro ano de profissional, eu fiz cinco jogos de Série B. Desses cinco, não tive nenhum erro. Por que esses melhores, de fato, não estão atuando?”

ANAF CONFIRMA

Salmo Valentim, presidente da Associação Nacional de Árbitros de Futebol (ANAF), confirmou que não se surpreende com a restrição.

‘’Existe, de fato, um preconceito, é um assunto que precisa ser debatido e combatido. Alguns presidentes de comissões estaduais agem dessa maneira, eles não vem a público dizer nada mas cometem retaliações tirando o profissional que é um prestador de serviço, como eu costumo dizer: ceifando sonhos. Eu lamento’’ relatou.

O programa foi comandado pelos repórteres João Victor Amorim e Marcelo Araújo. O técnico Claudinei Oliveira, do Sport, também foi entrevistado momentos antes. Como homenagem a semana do Dia do Árbitro de Futebol, Salmo Valentim, presidente da ANAF, e John Andson foram convidados para falar sobre o tema.

Confira também: