América-RN 0 x 0 Aparecidense-GO - Mecão ameaçado na Série C
Dragão e Camaleão mostram falhas nas finalizações, ficam num empate zerado e deixam briga contra descenso aberta para última rodada da Terceirona
América tropeça diante do Camaleão e vê disputa contra rebaixamento ficar aberta na última rodada, com duas vagas e quatro times
Natal, RN, 21 (AFI) – O América-RN adiou a permanência na Série C do Campeonato Brasileiro para o último duelo. Apesar de depender somente de si, o Dragão tropeçou frente à torcida nesta segunda-feira, na Arena das Dunas, ao empatar sem gols diante da Aparecidense pela 18ª e penúltima rodada da primeira fase da Terceirona.
Precisando vencer para garantir manutenção na Série C, o Mecão fica estagnado na 18ª posição, somando 19 pontos; ao contrário do América, o Camaleão garantiu sequência na competição em 2024, pois foi aos 22 pontos na 13ª colocação. Os times voltam a campo, na última rodada, neste sábado (26) às 16h: os americanos visitam o Floresta, no Presidente Vargas, enquanto os goianos recebem o Volta Redonda, no Aníbal Batista de Toledo.
GOL ANULADO E SUSTO
O jogo iniciou bastante equilibrado, com o América buscando o ataque a todo custo por precisar vencer. Ansioso quando teve a posse, o Dragão não conseguiu ser criativo e pecou muito no último passe; de tanto tentar, acertou: Rafinha recebeu bom passe pelo lado esquerdo do setor ofensivo, deixou David no chão e chutou rasteiro tirando do goleiro, mas a arbitragem marcou impedimento.
Apesar do maior volume, os americanos seguiram sem criatividade ao terem a bola e passaram a deixar espaços em sua defesa. Assim, a Aparecidense buscou demonstrar que estava atenta e também conseguiu assustar quando atacou: Robert encontrou Ferreira avançado em velocidade pelo lado direito e o serviu, porém o volante dos goianos se atrapalhou na conclusão e bateu em cima de Renan Bragança.
PRESSÃO SEM SUCESSO
A etapa final teve a entrada de Evanderson na vaga de Guilherme Nunes, buscando reforçar a marcação do Camaleão, pois o titular estava pendurado com cartão. Apesar disso, os alvirrubros levaram mais perigo e por três vezes: na primeira, João Lucas cruzou rasteiro e Vanderley desviou contra, parando em boa intervenção de Pedro Henrique; no escanteio, Allan Ferreira subiu e cabeceou no travessão. Depois, quem tentou foi João Lucas, que recebeu cruzamento rasteiro de Marcos Ytalo e também ficou no camisa 1 adversário.
Ainda que tivesse pressionado durante o recomeço do confronto, o time potiguar deu sinais de cansaço e voltou a ficar sem dar sustos. Os goianos, que não possuem mais possibilidade nem de cair, nem de chegar ao G-8, conseguiram uma das grandes chances de balançar as redes, contudo também falharam na pontaria: Robert pegou uma sobra já dentro da pequena área e, de frente para a barra, mandou direto para fora e fez o placar não sofrer alterações.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- 1ª
- Rodada:
- 18ª
- Data:
- 21/08/2023
- Horário:
- 20:00
- Árbitro:
- Marcos Sousa (TO)
- Assistentes:
- Natal da Silva Ramos Júnior (TO) Alvani Brito Nunes (TO)
- Cartões Amarelos:
- América-RN: Gabriel Silva, Vinícius Paulista, Rafinha, Rodriguinho e Alan Ferreira
- Aparecidense-GO: Pedro Henrique, Guilherme Nunes, Rodrigues, Ferreira e Evanderson
- Público:
- 21.735 (21.602 pagantes)
- Renda:
- R$ 182.850,00
- Estádio:
- Arena das Dunas
- Local:
- Natal (RN)