América leva vantagem sobre Botafogo em histórico na Série A
Glorioso nunca venceu o Coelho em Belo Horizonte na primeira divisão do Campeonato Brasileiro
No total dos confrontos entre as duas equipes na elite nacional, são seis vitórias do América, seis empates e cinco vitórias do Botafogo
Belo Horizonte, MG, 17 (AFI) – Se o América precisa se apegar em alguma coisa para seguir vivo na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o retrospecto diante do Botafogo, seu próximo adversário, na Série A, é uma alternativa. São seis vitórias do Coelho, seis empates e cinco vitórias do Glorioso. Ainda, os mineiros nunca perderam esse confronto jogando dentro de casa na Elite nacional. Todas as vitórias do Alvinegro foram no Rio de Janeiro.
Entretanto, a situação dos clubes é integralmente oposta. Enquanto o Fogo é o líder isolado com nove pontos de vantagem para o vice (RB Bragantino), o América é o lanterna e tem campanha pior até mesmo do que os próprios rebaixamentos.
Este pode ser o quarto na era dos pontos corridos, após 2011, 2016 e 2018. A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) apontou, após a derrota para o Fortaleza, na última rodada, que o clube tem 98,2% de chance de queda.
ÚNICA VITÓRIA
O Botafogo só venceu o Coelho uma vez em Belo Horizonte, mas não na Série A, e sim na B. Em 2015, os cariocas conquistaram os três pontos na Arena Independência após vencer de virada na 19ª rodada.
O América abriu o placar com o volante Thiago Santos, hoje no Fluminense, aos 15 minutos de partida. Thiago Carleto empatou com uma pancada de falta “na gaveta”. A virada veio na metade da etapa final, quando Neilton tocou na saída do goleiro João Ricardo e foi pro abraço. Botafogo 2 a 1.
O JOGO
Nesta quarta-feira (18), às 20h, os dois clubes voltam a se enfrentar na casa do América. Pela 27ª rodada, equipes lutam por objetivos diferentes na tabela. A pior defesa (América) tem o desafio de segurar o melhor ataque (Botafogo) em busca apenas da sobrevivência, enquanto o adversário segue sedento por um grito de “É campeão!” entalado desde 1995.
O técnico Fabián Bustos tem o retorno de Alê e Felipe Azevedo, que cumpriram suspensão na última partida. Aloísio, Wanderson e Matheusinho são dúvida, ainda voltando de lesão, assim como o goleiro Matheus Cavichioli, que sentiu indisposição nas últimas duas rodadas.
Já o interino Lúcio Flávio, que comanda o Bota desde a demissão de Bruno Lage, não terá Marçal e Tchê Tchê, suspensos. Lucas Perri e Adryelson também são prováveis desfalques, pois defendem a seleção brasileira contra o Uruguai em Montevidéu, pelas Eliminatórias, um dia antes do jogo.