América demite técnico que vive de passado do Timão
São José do Rio Preto, SP, 20 (AFI) – A campanha irregular e a derrota para o São Paulo, por 4 a 2, sábado, derrubaram o técnico Márcio Bittencourt do comando técnico do América. O novo comandante será Heriberto da Cunha (foto), ex-Figueirense, que se apresenta nesta quarta-feira e com nova comissão técnica. O estranho é que Bittencourt vai continuar no clube na função de gerente de futebol.
Esta, pelo menos, foi a informação prestada pelo presidente Alcides Zanirato, nesta segunda-feira cedo, com exclusividade ao Futebol Interior. Na realidade, Bittencourt teria um pesada multa rescisória e seria mais cômodo para o clube a sua manutenção numa outra função, como a gerência ou mesmo comandando um time “B” ou de juniores. Resta saber se Bittencourt vai se submeter a isso e se Heriberto da Cunha vai aceitar esta situação constrangedora.
Bittencourt tem pouca experiência como técnico. O ex-volante do Corinthians viveu seus melhores dias no próprio Timão. ele assumiu o time no Campeonato Brasileiro de 2005, após a derrota de 5 a 1 para o são Paulo e a demissão deo argentino Daniel Passarela. O time reagiu na competição, mas Márcio acabou trocado por Antônio Lopes quando faltavam 10 rodadas para o término da competição. O Corinthians sagrou-se campeão.
Depois disso, Márcio Bittencourt não foi bem. Caiu com o Brasiliense da Série A para a Série B, em 2005, e ano passado (2206) caiu com o Fortaleza, também da Série A para a série B do Brasileiro.
Heriberto ganha reforços
Heribeto da Cunha ainda vai aportar no Estádio Benedito Teixeira, o Teixeirão, com uma nova comissão técnica: um treinador de goleiros, um fisicultor e um auxiliar-técnico. Os nomes destes profissionais, porém, não foram divulgados pela diretoria de imediato. Os nomes saíram à tarde: o fisicultor Paulo Camargo, o auxiliar Ramon Guimarães e o treinador de goleiros, Mauricio Alves.
Todas estas mudanças devem ficar “claras” na apresentação dos jogadores, nesta terça-feira, no Teixeirão. Heriberto da Cunha vinha treinando o Figueirense, mas deixou o cargo depois da falta de investimento do clube dentro do Campeonato Estadual. No segundo semestre do ano passado, Cunha garantiu o acesso do América-RN à Série A do Campeonato Brasileiro.
Dois reforços certos
Por outro lado, na próxima semana, o elenco vai ficar reforçado com dois ex-sãopaulinos: o meia Vélber, que passou ano passado pela Ponte Preta, e o zagueiro Fábio Dozinete. Ambos estavam excursionando com o time pela Índia e voltaram ao Brasil na semana passada. Eles ganharam uns dias de folga e depois voltam ao batente.
A primeira missão de Heriberto da Cunha será acertar o time para buscar a reabilitação diante do Noroeste, domingo, em Bauru. O adversário é o melhor time do Interior. O Diabo soma oito pontos e ocupa a perigosa 16.ª posição, bem perto da zona do rebaixamento.
O técnico não terá o atacante Luis Henrique e o zagueiro paraguaio Sanábria, expulsos, mas poderá ter a volta do zagueiro Eduardo Luiz, que cumpriu suspensão automática, e também o atacante Baron, que ficou fora do último jogo por pertencer ao próprio São Paulo.