AMAPAENSE: Restando duas vagas, última rodada define confrontos das semifinais
Quatro jogos fecham a fase inicial entre sexta-feira (05) e segunda-feira (08), definindo o último classificado, o último rebaixado e os confrontos das semifinais
A primeira fase do Campeonato Amapaense terá seu encerramento nos próximos quatro dias, com luta por vaga e contra a degola
Macapá, AP, 04 (AFI) – Cercada de polêmica desde seu pontapé inicial, a primeira fase do Campeonato Amapaense terá seu encerramento nos próximos quatro dias. Quatro jogos fecham a fase inicial entre sexta-feira (05) e segunda-feira (08), definindo os últimos classificados, o último rebaixado e os confrontos das semifinais da competição estadual.
A sétima e última rodada do Amapaense 2024 terá, pela primeira vez no campeonato, todos os clubes com a mesma quantidade de partidas disputadas, já que o Santos, que estava suspenso pela FAF e conseguiu a liberação via STJD, já cumpriu todas os seus jogos atrasados.
OS JOGOS
Com a vitória do Santos nesta quarta-feira por 3 a 1 diante do Santana, pela quarta rodada, quatro times ainda brigam por duas vagas na semifinal. Abrindo a rodada final, nesta sexta-feira (05), Macapá e Ypiranga fazem uma disputa direta por vaga no Zerão, às 20h.
Com sete pontos, o Ypiranga ocupa a quinta colocação, apenas dois tentos atrás do Santos, primeiro time no G4, e três do Oratório, que ainda não tem a vaga garantida. O Macapá aparece em sexto, com seis. No dia seguinte, Santana e São Paulo jogam no mesmo horário e palco. O Santana precisa vencer para sair da zona de rebaixamento, enquanto o Tricolor já está rebaixado.
No domingo, o Santos tenta confirmar a classificação contra o líder Trem, às 16h, também no Zerão. O Peixe da Amazônia é o quarto, com nove, contra 15 do Trem, que precisa vencer para garantir a ponta. Na segunda-feira, Independente e Oratório jogam a partir das 20h, visando os mesmos objetivos de Santos e Trem. O Independente é o vice-líder, com 14, enquanto o Oratório tem 10, em terceiro.
CENÁRIOS
Classificação
Oratório – Um simples empate diante do Independente garante o Oratório na semifinal. Caso o Ypiranga vença o Macapá por menos de cinco gols de diferença, a equipe ainda se classifica.
Santos – Para carimbar a vaga na semi, o Santos precisa vencer o Trem. Em caso de empate, Ypiranga e Macapá precisam empatar, ou o Macapá vencer por menos de três gols de vantagem. Em caso de vitória do Ypiranga por menos de cinco gols de vantagem, o empate também garante o Peixe.
Ypiranga – O Ypiranga precisa vencer o Macapá e torcer para uma derrota do Santos contra o Trem. Em caso de empate ou derrota, está fora.
Macapá – O desafio é o mesmo para o Macapá. A necessidade é de vitória sobre o Ypiranga por 3 ou mais gols de diferença e torcer por uma derrota do Santos.
Rebaixamento
Santana – Para evitar o rebaixamento, o Santana precisa apenas vencer o São Paulo. Isso porque com a vitória, chegaria a oito pontos e ultrapassaria Ypiranga ou Macapá, independente do resultado do confronto. Para Ypiranga e Macapá se safarem mesmo perdendo, precisam torcer para que o Santana não vença.