Amapaense: FAF suspende finais após polêmica de escalações irregulares

Os quatro semifinalistas identificaram infrações entre jogadores dos rivais e entraram, de forma oficial, com recursos no Tribunal de Justiça Desportiva do Amapá

A Federação Amapaense de Futebol suspendeu as finais do estadual após denúncias dos quatro semifinalistas no TJD-AP

FAF suspende finais do Campeonato Amapaense
Foto: Divulgação / FAF

Macapá, AP, 24 (AFI) – As finais do Campeonato Amapaense 2024 estão suspensas. Após as denúncias de Santos e Independente, apontando escalações irregulares de jogadores de Trem e Oratório, os acusados também entraram com ações na justiça alegando que os acusadores cometeram as mesmas irregularidades, levando a FAF a paralisar a competição.

Os quatro semifinalistas identificaram infrações entre jogadores dos rivais e entraram, de forma oficial, com recursos no Tribunal de Justiça Desportiva do Amapá.

DECIDIDO!

Com a decisão de protocolar os documentos por parte dos clubes, a Federação Amapaense de Futebol decidiu por cancelar o jogo de ida da final estadual, entre Trem e Oratório, que estava marcada para esta quinta-feira (25), no Zerão. Em comunicado oficial, a entidade afirmou que não possui ligação com os fatos.

“Vale a pena frisar que a Federação Amapaense de Futebol não tem nenhuma responsabilidade direta ou indireta na contratação, bem como na escalação de atletas que estão disputando a competição. Isso é responsabilidade dos clubes”, disse Netto Góes, presidente da FAF.

O QUE DIZ O CBJD?

Caso as denúncias se confirmem, os quatro clubes serão julgados com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que diz sobre ‘incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida’.

Quando se trata de pontos corridos, o se faz é tirar os pontos eventualmente conquistados na partida, além de perder outros três pontos e multa entre R$ 100 e R$ 100 mil.

A questão é que as supostas irregularidades foram cometidas nas semifinais, mata-mata. Com isso, o CBJD indica por uma exclusão direta do clube infrator.

“Não sendo possível aplicar-se a regra prevista neste artigo em face da forma de disputa da competição, o infrator será excluído da competição”.

Confira também: