AMAPAENSE: Com polêmica em suspensão de multicampeão, estadual começa neste sábado (03)

A bomba em questão é a suspensão do Santos, devido à atritos com a Federação Amapaense de Futebol (FAF)

Neste sábado (04), a partir das 16h, Independente e São Paulo fazem a partida de abertura do estadual, que antes de começar, foi tomado por polêmicas

Campeonato Amapaense comeca com polemica Easy Resize.com
Foto: Félix Alencar / fute_pixel

Macapá, AP, 02 (AFI) – O Campeonato Amapaense 2024 vai começar! Neste sábado (04), a partir das 16h, Independente e São Paulo fazem a partida de abertura do estadual, que antes mesmo de começar, foi tomado por polêmicas. A bomba em questão é a suspensão do Santos, maior campeão amapaense profissional, devido à atritos com a Federação Amapaense de Futebol (FAF).

O Portal Futebol Interior traz, com exclusividade, toda a polêmica envolvendo a Federação e o Peixe da Amazônia, ao decorrer da matéria.

ACOMPANHE TUDO NO NOVO PLACAR FI!
Com o aplicativo Placar FI, que está totalmente reformulado para 2024, você pode acompanhar o Placar ao Vivo dos jogos de todos os estaduais pelo Brasil afora, além das principais notícias. Para não perder nenhum gol de seu time, baixe agora o aplicativo Placar FI, disponível para Android, na Play Store, e também para iPhone, na App Store. Baixe agora!

VAI COMEÇAR!

O atrito entre Santos e FAF, entretanto, não afetará o início do estadual. Assim, a primeira rodada se inicia com o duelo entre Independente e São Paulo, no Zerão, a partir das 16h. Na última temporada, o Independente terminou a primeira fase na liderança, mas acabou sendo derrotado pelo Trem, na grande final. Já o São Paulo terminou em sétimo, sem classificação para a semifinal.

Com a suspensão do Santos, a rodada segue na quarta-feira (07), quando o Santana encara o Ypiranga, novamente no Zerão, palco de Trem e Macapá, no dia seguinte, fechando a rodada, a partir das 20h.

SANTOS DE FORA

A maior polêmica do início do estadual está na participação do Santos, maior campeão da competição. Poucos dias antes de sua estreia oficial em 2024, a equipe foi suspensa de todas as competições esportivas após entrar com pedido de tutela provisória na Justiça, na 4ª Vara Cível e de Fazenda Pública do Amapá, solicitando a anulação da eleição e afastamento do presidente da FAF, Netto Góes. O Tribunal de Justiça recusou veementemente a tentativa, alegando “precariedade nas provas apresentadas”.

Seguindo a recomendação da CBF, a Lei Geral do Esporte (14.597/2023) no Art. 26º, e o Art. 90º do seu Estatuto Social, a FAF suspendeu o clube de “qualquer competição organizada ou promovida” pelas duas entidades (FAF e CBF).

Portanto, a partida entre Oratório e Santos, que seria válida pela primeira rodada do Amapaense 2024, marcada para o próximo domingo (05), no Estádio Estadual Milton de Souza Corrêa, também conhecido como “Zerão”, a princípio, não poderá acontecer. O Peixe da Amazônia segue brigando na Justiça e apresentou novas provas, pedindo reconsideração da decisão.

O Portal Futebol Interior vai apurar os fatos e acontecimentos que estão acontecendo no futebol do Amapá. O espaço está aberto para que a Federação Amapaense de Futebol (FAF) se manifeste.

REGULAMENTO

O torneio, que contará com a participação de oito equipes (contando com o Santos), traz uma novidade em seu formato: está previsto o descenso de dois clubes para o Campeonato Profissional Série B no ano seguinte, visando uma maior rotatividade e competitividade na elite do futebol estadual.

A primeira fase será disputada em sete rodadas, onde os quatro primeiros se classificam às semifinais, disputadas em jogos de ida e volta, assim como a final. Os dois piores colocados da primeira fase, serão rebaixados.

Os times que irão disputar a Série A em 2024 foram definidos como: Trem Desportivo Clube, Independente Esporte Clube, Oratório Recreativo Clube, Ypiranga Clube, Santos Futebol Clube, Esporte Clube Macapá, São Paulo Futebol Clube/AP e Santana Esporte Clube, prometendo uma disputa acirrada entre as principais equipes do Estado.

FINALIZADO
unnamed file 692
Oratório
1 1
unnamed file 392
Santos
FINALIZADO
unnamed file 92
Trem-AP
1 0
unnamed file 532
Macapá-AP
FINALIZADO
unnamed file 693
Santana-AP
1 1
unnamed file 463
Ypiranga-AP
FINALIZADO
unnamed file 533
Independente-AP
4 1
unnamed file 393
São Paulo-AP

Confira também: