Alô, Flamengo e Palmeiras! Monterrey fatura Liga dos Campeões da Concacaf e se garante no Mundial de Clubes
Título do Monterrey confirma o reinado do México na competição continental há 16 temporadas
Essa é a quinta vez que a equipe de Monterrey fatura a competição continental das Américas do Norte e Central e Caribe
Campinas, SP, 29 (AFI) – O Mundial de Clubes da Fifa conheceu na noite de quinta-feira mais um participante. É o Monterrey, que conquistou o título da Liga dos Campeões da Concacaf ao vencer a final mexicana contra o América por 1 a 0, na cidade de Guadalupe. Essa é a quinta vez que a equipe de Monterrey fatura a competição continental das Américas do Norte e Central e Caribe.
O gol do título foi marcado pelo argentino Rogelio Funes Mori, aos nove minutos do primeiro tempo, trazendo a polêmica da nova regra do impedimento – a mesma que validou o gol do atacante Kylian Mbappé para a França na final da Liga das Nações contra a Espanha. Neste caso, o jogador do Monterrey estava adiantado, mas o toque do zagueiro do América o colocou em condição de marcar.
O título do Monterrey confirma o reinado do México na competição continental há 16 temporadas – a última vez que uma equipe do país não foi campeã da Liga dos Campeões da Concacaf aconteceu em 2005, com o Deportivo Saprissa, da Costa Rica.
FIGURINHA CARIMBADA!
Desde a mudança para a forma atual de disputa, ocorrida em 2008, esta foi a quinta vez que o Monterrey leva para casa a Liga dos Campeões da Concacaf (vencera antes em 2010-2011, 2011-2012, 2012-2013 e 2018-2019). Vice da atual edição, o América ficou com o caneco em 2014-2015 e 2015-2016 e foi a primeira vez que perdeu uma final.
Ao todo, agora são cinco dos sete participantes do Mundial de Clubes da Fifa, que acontecerá em fevereiro de 2022, já definidos: além do Monterrey (Concacaf), estão garantidos o Chelsea (Inglaterra, campeão da Liga dos Campeões da Europa), Al Ahly (Egito, vencedor da Liga dos Campeões da África), Al-Jazira (Emirados Árabes Unidos, representante do país-sede) e Auckland City (Nova Zelândia, indicado pela Oceania).
Apenas duas confederações continentais ainda não definiram o clube que jogará o Mundial de Clubes. A decisão da Liga dos Campeões da Ásia entre o Al-Hilal, da Arábia Saudita, e o Pohang Steelers, da Coreia do Sul, está marcada para 23 de novembro. Quatro dias depois, Flamengo e Palmeiras se enfrentam em Montevidéu, no Uruguai, pelo título da Copa Libertadores.