Além do título, Yuri Alberto pode assumir posto de maior carrasco do Palmeiras no século
Atacante do Corinthians vive grande fase contra o rival e pode alcançar marca histórica na final do Paulistão

São Paulo, SP, 25, (AFI) – O Corinthians entra em campo na próxima quinta-feira (27), às 21h35, na Neo Química Arena, com a vantagem do empate para conquistar o título do Campeonato Paulista 2025 diante do Palmeiras. Além da possibilidade de levantar seu primeiro troféu pelo clube, Yuri Alberto tem um objetivo pessoal em jogo: se tornar o maior carrasco alviverde no século XXI.
Autor do gol da vitória por 1 a 0 no jogo de ida, no Allianz Parque, o camisa 9 do Timão chegou a quatro gols marcados contra o Palmeiras e está a apenas um de igualar Romarinho, ídolo corinthiano que deixou sua marca cinco vezes no clássico entre 2012 e 2014.
Caso volte a balançar as redes no Dérbi decisivo, Yuri poderá se tornar o maior artilheiro do Corinthians contra o Palmeiras no século, ultrapassando Jô e Róger Guedes, ambos com quatro gols no clássico.
SEQUÊNCIA ILUMINADA
O atacante demorou para engrenar nos Dérbis. Nos quatro primeiros jogos contra o Palmeiras, passou em branco. Mas a partir do Paulistão de 2024, quando marcou no empate por 2 a 2, Yuri Alberto iniciou uma sequência positiva.
Desde então, em cinco jogos contra o Palmeiras, o camisa 9 só passou em branco uma vez – na derrota por 2 a 0, pelo Brasileirão 2024. Nos outros confrontos, sempre marcou gols decisivos, incluindo na luta contra o rebaixamento no Brasileirão e agora na final do Paulista.
Além disso, se Yuri balançar as redes na decisão, o Palmeiras se igualará ao Santos como sua maior vítima entre os rivais do Corinthians. O Peixe já sofreu cinco gols do camisa 9, três deles no atual estadual.
ARTILHARIA HISTÓRICA
Além da marca contra o Palmeiras, Yuri Alberto busca se aproximar de outras estatísticas expressivas pelo clube. Atualmente, o atacante soma 64 gols pelo Corinthians, e está de olho na artilharia geral do século XXI, liderada por Jô e Danilo, ambos com 12 gols em clássicos.
Na Neo Química Arena, Yuri já marcou 39 vezes e segue subindo no ranking dos maiores artilheiros do estádio desde sua inauguração.
LESÃO DESCARTADA
Após a vitória no jogo de ida, Yuri Alberto revelou que atuou no sacrifício, devido a um incômodo no ombro. “Estou com um problema no ombro, não sei nem como consegui jogar hoje”, disse o atacante ao final do Dérbi.
No entanto, a boa notícia para o Corinthians é que o camisa 9 vem treinando normalmente no CT Dr. Joaquim Grava e não preocupa para o segundo jogo da decisão. O técnico Ramón Díaz deve contar com seu centroavante em plenas condições físicas para a finalíssima.
FIM DO JEJUM
O Corinthians busca o 31º título paulista de sua história e pode encerrar um jejum de seis anos sem troféus, já que sua última conquista foi o Paulistão de 2019. Com a vantagem do empate e um Yuri Alberto inspirado, a torcida alvinegra espera que o camisa 9 continue sua trajetória de carrasco e lidere o time rumo à taça.