ALAGOANO: Com ASA e CSA, estadual começa neste sábado
Pela primeira rodada do estadual, no Juca Sampaio, o CSA estreia fora de casa contra o CSE, enquanto no Municipal de Arapiraca, o ASA recebe o Coruripe.
Ao total, oito clubes disputam o título do estadual, com previsão de término no dia 9 de abril.
Maceió, AL, 13 (AFI) – O Campeonato Alagoano terá seu pontapé inicial neste sábado, às 16h00. Pela primeira rodada do estadual, no Juca Sampaio, o CSA estreia fora de casa contra o CSE, enquanto no Municipal de Arapiraca, o ASA recebe o Coruripe. Ao total, oito clubes disputam o título do estadual, com previsão de término no dia 9 de abril.
Sob o comando de Roberto Fonseca, o CSA quer voltar a disputar o título do Alagoano. Para esta temporada, o Azulão vem todo reformulado após a queda para a Série C do Brasileiro. A ideia é ir para a final, já que em 2022, acabou ficando com o terceiro lugar, após ser eliminado na semifinal para o rival CRB.
Já o Asa, é o atual vice-campeão. Na final acabou derrotado para o CRB nos dois jogos. Em 2022, o time de Arapiraca acabou batendo na trave no acesso à Série C, caindo nas quartas para o Pouso Alegre. Com praticamente novo, o ASA será comandado por Evaristo Piza.
MAIS JOGOS
Dando sequência a primeira rodada, no domingo, o atual campeão CRB entra em campo às 16h00, contra o Cruzeiro, no Gerson Amaral. No mesmo horário, o Murici encara o Aliança, no estádio José Gomes da Costa.
REGULAMENTO
Oito times irão participar da primeira fase do Campeonato Alagoano de 2023, que será disputada em turno único em sistema de pontos corridos. Ao fim desses jogos, os quatro melhores avançam para às semifinais e o último colocado será rebaixado para a Segunda Divisão do Alagoano.
Os mata-matas – semifinais e final – serão disputados em jogos de ida e volta. Em caso de igualdade no placar agregado, o time de melhor campanha tem vantagem apenas nas semifinais. Enquanto na final, se isso acontecer, o título será decidido nos pênaltis.
Os clubes podem contratar jogadores até o final da primeira fase, quando serão zerados todos os cartões.
Não haverá disputa de terceiro lugar. Portanto, o eliminado das semifinais com melhor classificação disputa a vaga na Copa do Brasil 2024 com o campeão da Copa Alagoas, em uma espécie de seletiva.