AIPS Internacional comemora centenário no Dia Nacional do Cronista Esportivo

"O reconhecimento mundial da crônica esportiva brasileira apenas reforça nosso compromisso em trabalhar com seriedade e profissionalismo", disse o presidente da ABRACE

A AIPS Internacional é mais antiga do que a própria Copa do Mundo, que teve início em 1930

AIPS ABRACE
Presidente da ABRACE é convidado para reunião solene da AIPS Internacional (Foto: Reprodução)

São Paulo, SP, 03, (AFI) – No dia 02 de julho é comemorado o Dia Internacional do Cronista Esportivo, e neste ano de 2024 a data se torna ainda mais especial, pois comemora-se também os 100 anos da AIPS (Associação Internacional da Imprensa Esportiva).

A entidade internacional realizou uma reunião solene nesta terça-feira (02), onde seu presidente internacional Gianni Merlo, e o presidente da AIPS América Julio Castellanos compareceram para a comemoração dos 100 anos de AIPS.

AIPS ABRACE
Presidente da ABRACE é convidado para reunião solene da AIPS Internacional (Foto: Reprodução)

PRESIDENTE DA ABRACE

Quem também esteve presente foi Artur Eugênio Mathias, diretor do Portal Futebol Interior presidente da ABRACE (Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos). A entidade nacional, que possui mais de 50 anos, é a única brasileira que pode participar de eventos internacionais.

“Estivemos recentemente no congresso da imprensa mundial, em Santa Susanna, na Espanha, onde mais uma vez o Brasil foi homenageado por sua atuação de maestria na imprensa esportiva, como é de conhecimento geral. O reconhecimento mundial da crônica esportiva brasileira apenas reforça nosso compromisso em trabalhar com seriedade e profissionalismo”, disse Artur Eugênio Mathias.

CARTA AOS CONVIDADOS DA REUNIÃO DA AIPS

O presidente do CPDU (Círculo de Periodistas Deportivos de Uruguay), Ernesto Gómez, enviou uma carta aos presentes na reunião da AIPS Internacional, onde valorizou a importância da imprensa para o futuro da comunicação no esporte.

“Celebramos estes 100 anos com a esperança de um mundo melhor para o esporte. Defendemos o trabalho profissional, a liberdade de expressão e independência de opinião como valores inegociáveis e absolutos que fazem parte de nossa existência”,

Vale destacar que, fundada em 1924, a AIPS é mais antiga do que a própria Copa do Mundo, que surgiu em 1930 com a primeira edição no Uruguai.