ABRACE – Principal Associação de Cronista no Brasil completa 51 anos

Nesta terça-feira (07/01), a Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace) completa 51 anos, sendo a principal entidade de representação da imprensa esportiva no Brasil e a única com reconhecimento internacional.

Nos últimos anos, a principal pauta da ABRACE tem sido o da valorização do cronista esportivo

abrace
Artur Eugênio Mathias, atual presidente da ABRACE

Campinas, 07 (AFI) – Nesta terça-feira (07/01), a Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace) completa 51 anos, sendo a principal entidade de representação da imprensa esportiva no Brasil e a única com reconhecimento internacional.

Nos últimos anos, a principal pauta da ABRACE tem sido o da valorização do cronista esportivo, já que a CBF, e algumas Federações estaduais, têm tentado dificultar e até constranger o trabalho da imprensa que faz a cobertura e valoriza o futebol brasileiro.

“Não restam dúvidas que a eleição do Ednaldo Nunes representou um atraso ao futebol brasileiro. E um ponto de reflexão pois, em um futebol profissional como estamos tendo, não tem sentido ligas amadoras participarem de Federações. Isso tem que mudar urgentemente. Ednaldo, como presidente da CBF, é apenas o retrato das ligas amadoras mandando no futebol brasileiro”, analisa Artur Eugênio Mathias, atual presidente da ABRACE, preocupado com a involução do futebol no Brasil.

ABRACE PARTICIPARÁ DE CONGRESSO INTERNACIONAL EM MAIO, NO MARROCOS

As dificuldades do trabalho da imprensa têm sido relatadas à AIPS INTERNACIONAL, entidade que representa e credencia a imprensa de forma mundial e da qual a ABRACE tem participação ativa.

Agora, em maio, a ABRACE irá representar o Brasil no Congresso Mundial da Imprensa Esportiva, que será realizado em Marrocos.

“Quando participamos de congressos internacionais, notamos como o cronista brasileiro é respeitado e admirado. Mas precisamos de uma maior participação de quem atua na crônica. O credenciamento não pode ser apenas para o profissional ter acesso à praça esportiva, mas uma forma de fortalecer a ABRACE”, comenta Artur Eugênio Mathias.

21 ASSOCIAÇÕES E CRIAÇÃO DE REGIONAL ESPECIAL EM ESTADOS

Atualmente 21 associações estaduais são filiadas à ABRACE, cujo Estatuto não permite que seja aceita a filiação de mais de uma entidade por Estado.

“Desde que esta diretoria assumiu a ABRACE, estamos buscando dar espaço e fortalecer as associações estaduais que defendem os interesses do cronista esportiva, jamais atuando de forma a tolher e limitar o trabalho do profissional. A função da ABRACE, e das associações a ela filiadas, é atuar como um facilitador do trabalho do cronista”, explica Artur Eugênio, acrescentando:

“Nesta atual gestão já apoiamos o surgimento de novas associações em Rondônia, Rio Grande do Norte, Paraná e Santa Catarina. E, em Pernambuco, que parece que a associação estadual está irregular e não tem legitimidade jurídica, estamos criando uma diretoria especial para fazer o credenciamento no Campeonato Pernambucano de 2025, de modo que o cronista pernambucano não fique abandonado”, finaliza o presidente da ABRACE, Artur Eugênio Mathias.

ASSOCIAÇÕES ESTADUAIS FILIADAS À ABRACE E SEUS PRESIDENTES

ACRE – ACEA – Demóstenes Nascimento

AMAPÁ – ACEAP – Carlos Brito

PARÁ – ACLEP – Gesiel Lopes

RONDÔNIA – APIER – Sandeimar Medeiros

TOCANTINS – ACETO – Wpresley Jorge

MARANHÃO  ACLEM – Tércio Dominici

CEARÁ – APCDE – Fran Nogueira

RIO GRANDE DO NORTE – APCE – Paulo Nogueira  

PIAUÍ – APCDE – Chico Costa

PARAÍBA – ACEPB – Aílton Cavalcanti

ALAGOAS – ACDA – Fernando Cedrim

SERGIPE – ACDS – Adel Ribeiro

GOIÁS – ACEEG – Lucimar Augusto da Silva

DISTRITO FEDERAL – ABCD – Rener Lopes

MATO GROSSO DO SUL – ACEMS – Antônio Coca

MATO GROSSO – AMACE – Jaques Brasil

SÃO PAULO – ACEISP – Artur Eugênio Mathias

MINAS GERAIS – AMCE – Luiz Carlos Gomes

ESPÍRITO SANTO – ACEC – Jair Oliveira

PARANÁ – APIEPAR – Chico Santos

SANTA CATARINA – ACCE – Jânio Flávio de Oliveira