Abel engoliu Crespo. Verdão mais perto do bi da Libertadores

Vitória com autoridade, deixa o Palmeiras no caminho do Bi.

Crespo ainda não teve tempo para organizar o São Paulo, mas Abel tem Palmeiras sob controle

dedo abelferreira palmeiras 2021 e1629327012711

O irritadiço português Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, foi fundamental na noite da última terça-feira, para o Palmeiras vencer o São Paulo, na Allianz Arena, por 3 a 0 e se classificar para as semifinais da Copa Libertadores de América, versão 2021. Ele deu um nó tático no argentino Hernán Crespo que não estava preparado para encarar as surpresas que seu adversário lhe preparou para o jogo de volta no estádio do Verdão.

Em razão disso, Crespo acabou sendo um dos grandes culpados pela derrota diante do Palmeiras e pela desclassificação de sua equipe da mais importante competição do futebol da América do Sul. Abel soube criar um esquema especial para anular as principais virtudes do inimigo e explorar seus maiores defeitos. Foi assim que os gols foram saindo e, se o Palmeiras não diminuísse o ritmo, uma goleada histórica poderia ter ocorrido no moderno e confortável estádio palmeirense.  

MAIS DO QUE JUSTO
A vitória por 3 a 0 foi mais do que justa. O Palmeiras jogou para isso. Muitos companheiros de imprensa deram a Dudu o prêmio de melhor do time e do jogo. Não concordo. Ele jogou bem, fez um golaço ao seu estilo, mas não foi a principal peça no esquema tático do Palmeiras.

O melhor foi sem dúvida Zé Rafael, que criou as principais jogadas ofensivas de sua equipe, ajudou na marcação e ainda deu passe medido para Rafael Veiga abrir o placar do jogo aos 11 minutos do primeiro tempo. Foi uma das melhores exibições deste jogador com a camisa do Verdão.

TIME BRILHOU
Seus companheiros também brilharam e cumpriram à risca o competente esquema tático idealizado por seu treinador. A verdade é que, quando o São Paulo percebeu, já estava dominado em campo e bem longe da possibilidade de virar e ainda conseguir a classificação para as semifinais. Foi uma exibição de gala do Palmeiras diante de um futebol confuso e cheio de falhas do São Paulo. 

Apesar de ter sido um dos culpados diretos pelo futebol ineficiente do São Paulo neste jogo, a imagem de Hernán Crespo, não merece ser destruída como querem alguns. Afinal, ele está num começo de trabalho e ainda não teve o elenco à sua disposição devido a dezenas de problemas musculares que implodiram seu elenco.

SEM TEMPO
Além disso, quase Crespo não teve tempo para treinar, porque tem jogado a cada três dias, com muitos jogos e viagens que o impedem de preparar melhor sua equipe. Além disso, o argentino ainda não está totalmente adaptado ao futebol brasileiro que é bem diferente do europeu e mesmo do argentino.

Já Abel Ferreira, está há bem mais tempo no Palmeiras e até já ganhou na última temporada dois títulos importantes no Verdão além de contar sob seu comando com um dos melhores elencos do futebol brasileiro neste momento. Por esse aspecto dá para entender porque o São Paulo perdeu e foi desclassificado da Copa Libertadores na terça- feira. Um fato normal, diante dos itens que relacionamos acima. 

MAIS PERTO
Com essa vitória, o Palmeiras chegou às semifinais da Copa. Serão mais dois jogos e, em caso de vitória, terá uma vaga na grande final da competição. Aí vem a pergunta, e que chance tem o Verdão de ganhar o título da Libertadores neste ano? Em minha opinião, tem boas possibilidades.

Seu time está com a auto estima reforçada e o time já sabe como ganhar a final (se conseguir se classificar) porque foi o campeão do ano passado. Mas é bom lembrar, que nos jogos decisivos o Verdão poderá ter pela frente o excelente time do Atlético MG ou até o Flamengo de Renato gaúcho. 

PARADAS DURAS
Paradas duríssimas para a equipe de Abel Ferreira. Ainda assim, a chance de ser bi da Libertadores (20 e 21), é boa. Torcida verde pode ter esperança. Quanto ao São Paulo, acho que a desclassificação deve ter abalado o elenco. Mas ainda dá tempo de recuperar. Basta fazer boa campanha nos jogos finais da Copa do Brasil e chegar ao título inédito de campeão deste torneio.

Com seu elenco fisicamente recuperado, o Tricolor de Crespo pode sim levantar mais uma taça neste ano. Um desafio difícil de ser alcançado, mas possível de ser atingido. Vamos ver no que dá.

Confira também: