ABC 0 x 1 América - Mecão fatura o Potiguar


Mesmo jogando na casa do rival, Dragão tem maior eficiência nas finalizações e surpreende Elefante
América mostra pontaria mais calibrada, vence Elefante pelo placar mínimo fora de casa e assegura o tricampeonato

Natal, RN, 29 (AFI) – O América mantém a sequência positiva e é tricampeão ao vencer o Campeonato Potiguar 2025. Neste sábado, em pleno Frasqueirão, o Dragão derrotou o ABC pelo placar mínimo e garantiu mais um título do Estadual, estragando a festa da torcida do Elefante: gol de Hebert.
Com a terceira conquista consecutiva do Potiguar, os alvirrubros chegam a 39 taças, enquanto o Mais Querido amarga mais um vice-campeonato para o arquirrival, mas continua hegemônico ao vencer por 57 vezes. Os times voltam a jogar, pelo Brasileirão, em datas a serem definidas pela CBF: os abecedistas encaram o São Bernardo, no Primeiro de Maio, já os americanos visitam o Horizonte, no Domingão.
PONTARIA DESCALIBRADA
O jogo começou movimentado, pois apenas a vitória servia para ABC e América levar o título no tempo normal, mas ambos foram pouco criativos. O primeiro grande lance veio em favor dos alvirrubros, quando Souza bateu um escanteio fechado na primeira trave e Ferreira desviou acertando a trave. Sem Wallyson, principal referência técnica que sentiu ainda no aquecimento, os alvinegros pouco conseguiram chegar ao ataque, mesmo empurrados pela torcida.

Por conta da pouca criatividade, a bola parada também virou alternativa pelo Elefante: Ezequiel levantou falta na pequena área e Bruno Bispo cabeceou sobre a barra. As equipes mantiveram a proposta de mais intensidade, contudo nenhuma demonstrou bom poderio ofensivo no restante de toda a primeira etapa e o placar foi ao intervalo sem gols, deixando a definição para os 45 minutos finais.
MECÃO VENCE NO FIM
Na volta para o segundo tempo, o América teve Ítalo no lugar de Romarinho, já o ABC se manteve inalterado. Antes do relógio chegar a 30 segundos, Giva saiu de frente para o gol, driblou o goleiro Felipe Garcia e bateu para fora, mas o impedimento foi marcado. Pouco depois, o Mais Querido mexeu duas vezes: Randerson, lesionado, e Danilo Alves saíram, tendo Anderson Rosa e Emanuel em seus respectivos lugares.
Mais seguro ao atacar, o Mecão voltou a assustar os abecedistas: Rennan Siqueira cruzou, a defesa afastou mal e Davi Gabriel chegou chutando, mandando próximo à trave esquerda. Mesmo sem criatividade, o Elefante também levou perigo: Ezequiel cobrou escanteio fechado e Renan Bragança evitou o gol olímpico, mantendo nova igualdade na decisão. Nos acréscimos, porém, o Dragão foi decisivo: Souza bateu tiro esquinado no meio da área e Hebert subiu para resvalar, dando o título aos americanos.
FICHA TÉCNICA


-
Fase:
- Final
-
Rodada:
- 2ª
-
Data:
- 29/03/2025
-
Horário:
- 16:00
-
Árbitro:
- Anderson Daronco (Fifa-RS)
-
Assistentes:
- Giseli Casaril (Fifa-SC) e Fábio Pereira (TO)
-
VAR:
- Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (Fifa-RN)
-
Cartões Amarelos:
- ABC: Ezequiel, Wellington Reis, Windson,
- América: Giva, Lucas Rodrigues, Ferreira, Guilherme Paraíba, Davi Gabriel
-
GOLS:
- América: Hebert
-
Público:
- 11.995 (8.220 pagantes)
-
Renda:
- R$ 313.612,00
-
Estádio:
- Frasqueirão
-
Local:
- Natal (RN)