ABC-RN América-RN
ABC x América - Clássico-Rei pelo título do Potiguar

Mais Querido venceu partida pela 1ª fase, mas empate na ida deixa panorama indefinido diante dos alvirrubros

ABC busca quebrar sequência de títulos do Mecão, que projeta ser tricampeão do Estadual depois de 36 anos

ABC América ida final Potiguar
Times empataram na ida quem vencer volta fica com a taça (Foto: Rennê Carvalho - ABC F.C.)

Natal, RN, 28 (AFI) – ABC e América empataram no jogo de ida e prometem fortes emoções neste sábado (29), na volta, para definir o título do Campeonato Potiguar 2025. Com panorama aberto, o Clássico-Rei a ser disputado no Frasqueirão pode ampliar a hegemonia abecedista ou garantir o tricampeonato americano; bola rola às 16h.

Com empate por 1 a 1 no primeiro confronto, as equipes entram em campo na finalíssima do Estadual buscando uma vitória simples para garantir a taça. Caso a igualdade volte a acontecer, a disputa pelo troféu na atual edição do certame estadual será depois de disputa por pênaltis, o que não acontece desde 2013 quando Potiguar e Mecão decidiram.

ELEFANTE MODIFICADO

O ABC chega para o confronto sem desfalques em relação ao primeiro encontro, mas tem novidade no meio-campo. Mesmo sem problemas por ordem disciplinar, o meia Anderson Rosa fica à disposição no Mais Querido e tem boa possibilidade de figurar entre os 11 iniciais, substituindo Joãozinho.

Com a mudança, o ABC sai do 4-3-3 e vai ao 4-4-2, repetindo as demais peças que atuaram na ida contra os alvirrubros. Desta maneira, Ezequiel permanece como titular na lateral direita dos alvinegros. Além da sequência dos jogadores, o técnico Evaristo Piza cita a importância da torcida a favor e de não ter saído em desvantagem.

Ezequiel titular ABC
Lateral direita do Mais Querido é cotada para ter Ezequiel de titular (Foto: Rennê Carvalho – ABC F.C.)

“A gente tinha uma ideia de fazer um bom jogo e não perder vantagem, pois viemos para ganhar o jogo e mostramos isso. Agora a decisão é na nossa casa e acredito que será mais um jogo muito equilibrado como esse (da ida). Quem errar menos será campeão e lá temos um fator: a torcida. Na nossa casa, o barulho de fora será do nosso lado. Então a gente tem que aproveitar a oportunidade de fazer a decisão e fazer um jogo muito forte para consagrar o título”, disse Piza.

MECÃO INDEFINIDO

Ao contrário do ABC, o América chega para o embate com três desfalques, todos lesionados. O zagueiro Rafael Jansen, o volante Mikael e o atacante Luidy estão no departamento médico e, assim, não poderão atuar pelo Dragão na partida decisiva do Estadual frente ao Elefante, mas sem interferir diretamente na manutenção da base titular da ida.

Do primeiro confronto, Iran — que vem tendo altos e baixos — poderá ser sacado e substituído por Lucas Rodrigues para atuar ao lado de Guilherme Paraíba na zaga, enquanto Ricardo Luz e Rennan Siqueira seguem nas laterais. No meio-campo, Robson deve atuar junto a Ferreira e Souza no lugar de Ítalo, já Henrique, Giva e Davi Gabriel são esperados para fazer o trio de ataque.

Independente de quem vá a campo, Moacir Júnior espera armar um time focado pelo tricampeonato. O treinador diz conhecer o estádio adversário, por já ter comandado o ABC, e espera se dar bem: “Se a gente conjugar os dois tempos, acredito que podemos, sim, fazer um grande jogo lá. É um campo que conheço bastante, conheço como poucos, bom de jogar. Podemos, sim, armar uma estratégia para fazer um grande jogo e sair de lá com o título”, declarou Moacir.

FICHA TÉCNICA

ABC-RN
ABC-RN
América-RN
América-RN
Fase Fase:
Final
Fase Rodada:
Fase Data:
29/03/2025
Fase Horário:
16:00
Fase Árbitro:
Anderson Daronco (Fifa-RS)
Fase Assistentes:
Giseli Casaril (Fifa-SC) e Fábio Pereira (TO)
Fase VAR:
Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (Fifa-RN)
Fase Estádio:
Frasqueirão
Fase Local:
Natal (RN)

Confira também: