A importância da segunda tela nas transmissões ao vivo
A chegada de serviços de streaming, como o Netflix, mudou drasticamente a maneira como os programas televisivos são consumidos
A chegada de serviços de streaming, como o Netflix, mudou drasticamente a maneira como os programas televisivos são consumidos

Campinas, SP, 25 – Na atual economia on-demand, onde o usuário escolhe quando consumir o conteúdo, as transmissões esportivas se tornaram o único tipo de evento que as pessoas necessitam assistir ao vivo.
A chegada de serviços de streaming, como o Netflix, mudou drasticamente a maneira como os programas televisivos são consumidos, mas o esporte continua sendo uma clara exceção, e assistir a um jogo de futebol ao vivo na TV com a tela do celular ou do tablet na mão, é comum e passou a fazer parte da experiência das transmissões ao vivo.

De acordo com um estudo realizado pela Nielsen, empresa global que estuda tendências de consumo, o hábito de ter uma segunda tela para acompanhar transmissões ao vivo já faz parte da vida da maioria dos americanos. Durante o primeiro trimestre de 2018, 28% dos adultos disseram que “de vez em quando” usam um dispositivo digital enquanto veem TV, 45% disseram usar uma segunda tela “sempre”, e apenas 12% relataram que “nunca” usaram outro dispositivo enquanto assistiam a transmissões ao vivo.
No Brasil, o IBOPE realizou um estudo similar e detectou que 95% dos brasileiros acessam a internet enquanto vêem TV. 46% afirmaram que “sempre” acessam a internet enquanto assistem televisão, 49% disseram que o fazem “às vezes” e apenas 6% nunca acessam. O motivo principal da segunda tela junto com a televisão é a necessidade de comentar as transmissões nas redes sociais (72%). A democratização dos smartphones e tablets ajudou a nova tendência. Hoje, para se conectar com as transmissões como uma segunda, basta ter qualquer modelo de tablet bom, mesmo sem ser muito caro, e uma conexão à internet.
SAIBA MAIS
A pesquisa americana descobriu também que uso de uma segunda tela afeta radicalmente a maneira como os usuários consomem e interagem com as transmissões ao vivo. O uso do celular ou tablet durante o jogo de futebol serve para aumentar a experiência do usuário e não o contrário, já que a atividade está relacionada à partida (redes sociais, comentários e grupos de Whatsapp sobre o jogo).
De olho nessa tendência, o mundo do esporte já está se movimentando na direção das segundas telas. O Facebook, por exemplo, passou a ser o detentor dos direitos da Liga dos Campeões. A Copa do Brasil também entrou na onda e transmitiu todos os bastidores – sem nunca transmitir o jogo de fato – da segunda final do campeonato pela plataforma de streaming Twitch. O Twitter também se alinhou com a tendência e criou ambientes especiais para que os usuários pudessem discutir exclusivamente sobre determinados programas de TV.

Os aplicativos de telefone já entenderam que existe uma grande oportunidade no segmento das segundas teles e há uma série de apps que fornecem dados e avisos em tempo real sobre o andamento das partidas. É possível programá-los para receber avisos a cada lance importante escolhido pelo torcedor: gols, pênaltis, expulsões etc. O aplicativo do Futebol Interior, que traz resultados dos jogos dos principais campeonato do mundo inteiro através do Placar FI, é um exemplo disso.
Os fãs do futebol e do esporte em geral já deram muitos sinais de que querem interagir com outros fãs, compartilhar suas opiniões com os amigos e escutar os comentários dos jornalistas e sites. Toda essa atividade só pode acontecer na segunda tela e aí reside seu grande valor para o esporte, para os times e para as marcas de olho em faturar com esse mercado.